Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Ex-presidiário é assassinado a tiros no bairro São Cristóvão em Santa Cruz


Aconteceu um homicídio na tarde desta sexta-feira (06) em Santa Cruz do Capibaribe. O crime foi registrado em frente a um bar, que fica localizado entre a Rua Sebastião Bastos e Travessa Cristóvão Colombo, bairro São Cristóvão.
De acordo com as informações, a vítima foi Alexandre Xavier da Silva mais conhecido por “Mulambo” (24 anos) e foi atingido com alguns disparos de arma de fogo na cabeça.

Foto: Gilson Fernandes

Ainda segundo informações, a vítima era um dos acusados de ter assassinado em 12 de novembro de 2013. o jovem Ewerton de Lima Silva, após uma tentativa frustrada de assalto em um fabrico na Rua Belo Horizonte, Bairro Cruz Alta, que acabou resultando na morte de Ewerton (relembre o caso clicando AQUI).


Do Blog do Ney Lima

Entre tantas farpas na tribuna da Câmara de Vereadores, o vereador Veinho deixa a entender que vereador na situação é para encobrir 'safadeza' do prefeito.


Foto: Jataúba News

Nesta quinta-feira 05 aconteceu mais uma reunião ordinária na câmara de vereadores de Jataúba, com a presença de um bom público que acompanhou os pronunciamentos dos parlamentares o que se viu mais uma vez foi uma sessão marcada por trocas de farpas e acusações onde nenhum requerimento ou projeto importante foi apresentado pelos vereadores, 10 vereadores estiveram presentes, o vereador Naldo de Bileu do PTB não compareceu a sessão e também não teve a sua falta justificada pela mesa diretora.

Confira o resumo dos discursos:



Maviael – O vereador mais uma vez cobrou melhorias no Bairro seu Teté, onde segundo ele entre outras coisas falta de saneamento e disse que o prefeito não está se importando com a localidade. Falou que na rádio local foi comentado após a última sessão sobre o fato do mesmo ter chegado atrasado na última reunião, e citou que alguns vereadores já faltaram várias vezes e não foi comentado tanto como no seu caso.

Disse que tem muita coisa para ser debatida no programa e que fatos como esse tira a credibilidade da rádio. Disse que na câmara dos deputados muita coisa que está acontecendo é pra encobrir as safadezas do presidente Temer e disse que da mesma forma na câmara de vereadores de Jataúba muitos vereadores segundo ele 5 ou 6, estão encobrindo as falcatruas e as safadezas do prefeito. Ele citou como exemplo o fato da bancada de situação ter votado contra a instalação da CPI.

Disse que o vereador Jackson falou que os carros pipas mencionados pelo mesmo para serem investigados na CPI foram pagos com recursos próprios, porém, disse que a conta não bate. Se dirigindo ao vereador Veinho, disse que o mesmo tem sido colocado como bobo da corte e disse que o mesmo está preso debaixo da saia do prefeito, Maviael cobrou postura do vereador Veinho que segundo ele vive nas esquinas falando mal do prefeito e pediu que o mesmo tenha como exemplo o vereador Jackson que tem uma postura firme.


Galego – O vereador teceu críticas às posturas de todos os presidentes da república e disse que todos os que entrarem irão roubar, Jackson disse que são tudo safados, ladrões e disse que pra ele não tem nenhum hoje com condições de governar o país pelo fato das leis serem criadas pelos deputados (políticos) e não de jurídicos, ele falou que Lula, Dilma, FHC e Temer são tudo farinha do mesmo saco e que nenhum foi bom para o País. Galego disse que em 2018 não votará em presidente nenhum.

Sobre a CPI disse que entrou com um mandado de segurança para fazer parte da mesma e aguarda a decisão da justiça, respondendo a Maviael falou que os carros pipas estão no empenho da educação, mas, não foram pagos com recursos da mesma e sim com recursos próprios do município. Ele criticou o vereador Maviael pela postura de ter falado a um blogueiro da cidade que se a oposição não falar na tribuna da câmara a situação também não fala pelo fato de só saberem defender o prefeito. Galego finalizou perguntando o que foi que o vereador Maviael levou pra câmara além de pedir uma CPI e disse que nunca acobertou safadeza de ninguém: “Comigo é na nhanhã, olho no olho, e até se prove ao contrário o prefeito é um homem honesto”. Disse Jackson.

O vereador repudiou as atitudes do promotor de justiça que segundo ele pra tentar fechar bares e espetinhos que são meios de algumas pessoas ganharem o seu pão ele age rápido, e falou que a máquina da prefeitura está parada porque um cidadão sem futuro quebrou, e disse ‘quem fez isso não é um cidadão é um cabra safado quebrou o vidro da máquina com uma pedra e o promotor não resolveu nada até agora’ ele ainda relatou que o promotor mandou desligar a bomba em um terreno que o mesmo tem onde a mesma estava sendo usada para aguar um plantio de tomate, porém, na justiça o mesmo conseguiu que a mesma fosse religada. E lamentou o fato de que alguém da região do Sítio Empoeiras danificou o mata burro na localidade impedindo os caminhões pipas que servem a população de passar pelo local.


Zuza – Disse que em Pernambuco tem 11 prefeitos para serem cassados e criticou a justiça por ter permitido que os mesmos registrassem suas candidaturas, disse que todos os presidentes da república roubaram, mas, Lula tem mais de 60% de aprovação enquanto Temer tem 5%, disse que o governo Temer quer fazer alguns cortes em programas sociais, o que classificou como uma vergonha.

Zuza falou que não misturou as coisas quando falou do chafariz da Passagem do Tó que está parado por conta de uma dívida de 3 mil reais com a Celpe e os gastos de mais de 50 mil reais com bandas para uma festa no município e falou que fez uma comparação pela disparidade dos valores. Sobre a Lei da ficha limpa disse que desde 2010 era pra ter sido aplicada e que só agora a mesma irá valer. Sobre a CPI disse que falou que eram 6 itens para investigar na CPI, porém, só foram colocados pneus, câmaras de ar, e a questão dos carros pipas, e disse que tem vários carros que recebem para transportar doentes da Zona Rural e não prestam os serviços, o vereador disse que tem carro agregado a prefeitura carregando pessoas pelo estado e que está tomando as providências e vai representar junto ao Ministério Público.


Veinho – Agradeceu a presença dos blogueiros e da guarda civil comunitária, se dirigindo ao vereador Maviael disse que jamais usaria a expressão que o mesmo falou dizendo que os vereadores de situação acobertam as safadezas do prefeito: “O senhor tá preso e não pode usar essa expressão, pois, o senhor também já acobertou as safadezas do prefeito”,Veinho disse que o mesmo não tem nada a criticar os vereadores de situação por que no passado fez a mesma coisa.

Disse que os caminhões pipas não foram usados em um só mês e que a água foi distribuída para o povo e que o prefeito não bebeu essa água. Veinho falou que é bom que o povo peça água ao vereador Maviael pra ver se ele vai dar ou vai mandar procurar o prefeito. Sobre os carros da saúde disse que os veículos não podem ser investigados nessa CPI pelo fato de só constar no requerimento os carros pipas e os pneus e câmaras de ar, ainda sobre os caminhões pipas disse que a água só quem pode dar é a prefeitura e que os vereadores não tem condições de atender as necessidades da população nesse sentido.

Por fim ele rebateu Maviael dizendo que não tem rabo preso e disse que tem honestidade e nunca precisou pular de um lado pra outro. Disse que não deve homenagem a político nenhum e que tem respeito pelo povo ao contrário do vereador Maviael que fica pulando de galho em galho.


Firoca – Criticou a postura dos vereadores das duas bancadas na tribuna e disse que tem coisas mais importantes pra serem resolvidas e discutidas e que os vereadores ficam trocando farpas na tribuna, sobre o Brasil disse que é o país mais rico do mundo, mas, as administrações estão acabando com as riquezas do país com as roubalheiras, e disse que a culpa é do povo e pediu que se faça uma reflexão para as eleições do ano que vem antes de votar.

Falou que um rapaz colocou uma loja de confecções no posto de Ozael e disse que viu vários clientes que vinham em um ônibus entraram na mesma e provocou os vereadores a buscarem alternativas para se criar uma feira para que os confeccionistas possam expor as suas mercadorias e citou mais uma vez a feira de Pão de Açúcar que segundo ele tem sido um sucesso, e disse que a cidade de Jataúba não tem nem sequer um banner para divulgar as confecções que são produzidas no município. Falou sobre a questão do fechamento do banco e lamentou o que está acontecendo com os aposentados do município na Caixa Econômica de Santa Cruz do Capibaribe o vereador disse que tem de se buscar uma alternativa para solucionar esse problema.


Paulo – O presidente da casa vereador Paulo Floriano parabenizou o público presente pela postura na galeria da câmara, e disse aos vereadores que o prazo da CPI que foi lhe dado pela justiça é de 10 dias e se o vereador Jackson não conseguir a liminar ele irá nomear outro vereador para que se inicie os trabalhos, ele esclareceu que o que tá no requerimento para ser investigado na CPI é a questão dos carros pipas e das câmaras de ar e que nada além disso poderá ser colocado, e parabenizou a imprensa local pela cobertura das sessões da Câmara.

Os demais vereadores não se pronunciaram e a próxima reunião ficou marcada para a próxima segunda-feira dia 09 às 20 horas.


Jota Silva / Agreste No Ar

Tragédia; Segurança ateia fogo em creche de Janaúba e mata 4 crianças


A cidade mineira de Janaúba viveu uma "tragédia sem precedentes", diz o prefeito Carlos Isaildon Mendes, e está pedindo "com urgência" a doação de antibióticos e insumos hospitalares para queimaduras depois que um segurança ateou fogo em crianças, em professores e em si próprio em uma creche da rede municipal de ensino - matando ao menos seis crianças e a professora Heley Braga, além de ferir muitas outras pessoas.

"A cidade é pequena e rapidamente se esgotaram os materiais para atender casos de queimadura nos hospitais", alerta Mendes. Ele diz que prefeituras da região, próximo a Montes Claros, no norte de Minas Gerais, se uniram para enviar medicamentos e oferecer ajuda e vagas em hospitais.

Ainda assim, na tarde desta quinta-feira circulava no Facebook uma lista feita pela diretora do Hospital Regional de Janaúba especificando os medicamentos necessitados com urgência, e a própria prefeitura divulgou entre jornalistas uma lista escrita a mão discriminando antibióticos imprescindíveis para atender as vítimas.

O ataque, na manhã desta quinta-feira, feriu cerca de 40 crianças e funcionários. Mais de 31 pessoas foram levadas para hospitais, algumas em estado grave - como o próprio vigia, que morreu algumas horas depois de ser internado, coberto por queimaduras.

Luto

De acordo com Mendes, as crianças haviam acabado de tomar banho e estavam prontas para o almoço quando o vigia, identificado como Damião Soares dos Santos, de 50 anos, teria entrado na sala de aula, espalhado combustível e começado o incêndio.

Batizado de Gente Inocente, o Centro Municipal de Educação Infantil é um berçário maternal que atende a 82 crianças de até cinco anos em Janaúba, cidade de cerca de 75 mil moradores no norte de Minas Gerais. Fica no bairro de Barbosa, uma região de baixa renda na cidade.

"Crianças inocentes morrerem assim sem culpa de nada é uma coisa muito dramático. Estamos todos em choque. Era algo impossível de prever", diz Mendes, que declarou sete dias de luto na cidade.

O prefeito conta que havia cerca de 30 pessoas na sala no momento do ataque, sendo 23 crianças e 7 adultos, professores ou assistentes de sala.

O fogo deixou a sala toda queimada, com livros carbonizados e pedaços de objetos e tecidos chamuscados espalhados pelo chão. Enquanto a notícia corria, mães e pais das crianças se desesperavam do lado de fora aguardando socorro.


O vigia Damião Soares dos Santos estava na folha de pagamento da prefeitura já desde 2008. Mendes não sabe precisar há quanto tempo ele trabalhava na escola, mas diz que não havia qualquer registro de transtorno psiquiátrico.

O funcionário teria chegado à escola pedindo para falar com a professora do jardim de infância, que, segundo relatos iniciais, imaginou que ele entregaria um atestado médico para justificar a ausência dos dias anteriores.

"Não tinha nenhum motivo para não deixá-lo entrar. E ele entra e espalha esse combustível, que ainda não sabemos se era álcool ou gasolina", diz Mendes.
A professora está internada em estado grave.

'Praça de guerra'

Mendes descreveu o Hospital Regional de Janaúba, para onde a maioria das vítimas foi levada inicialmente, como uma "praça de guerra".
Os insumos para tratar queimaduras acabaram rapidamente e outros hospitais da região foram mobilizados para enviar reforços ou receber feridos.
As vítimas em estado mais crítico foram levados para Montes Claros, a 130 quilômetros, e Belo Horizonte, a 557 quilômetros. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, chegou à cidade para acompanhar o socorro e decretou luto de três dias no estado.
Perguntado pela BBC Brasil sobre como havia ficado a sala de aula, um funcionário da prefeitura que esteve na creche após o ataque afirmou que não teve coragem de entrar. "Não sou macho o suficiente para isso."

Funcionários da escola não estão concedendo entrevistas por estarem todos "muito traumatizados", de acordo com a prefeitura.


Informações BBC Brasil / Fotos: G1

Guarda municipal de Brejo recupera mais um veículo tomado de assalto, em São Domingos


Na manhã desta quinta-feira (05/10), a guarda civil municipal de Brejo da madre de Deus, estava efetuando rondas preventivas pelo distrito de São Domingos, quando foi solicitada por um popular o qual informou que elementos armados teriam roubado o seu veículo golf de placa: PFR-0051 de SCC. 


De posse das informações, Os GCM's Júnior, A. Lima, Tenorio, Sirino e Evandro, com o apoio do GCM Paulino, saíram em diligência, onde conseguiram visualizar veículo, conduzido por dois elementos, os quais ao visualizarem à guarnição abandonaram o carro e empreenderam fuga. 


Ainda no local foram efetuadas incursões na tentativa de capturar os criminosos, porém sem êxito. Após às formalidades legais, o veículo foi apresentado na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde será entregue ao seu respectivo proprietário mediante apresentação dos documentos devidos.



Mais um excelente trabalho da Guarda Civil Municipal de Brejo.

Blog Manhã Nordestina