Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Criminosos tentam arrombar igreja no município de Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Google (Reprodução)

Na madrugada desta segunda-feira (06) criminosos, não sabe-se ao certo ainda quantos, tentaram arrombar e posteriormente roubar uma igreja situada no bairro Santa Tereza, em Santa Cruz do Capibaribe, município do Agreste de Pernambuco.


Segundo informações dos administradores da igreja católica, os indivíduos tentaram adentrar no local forçando a fechadura de uma porta frontal, onde acabaram não conseguindo exito. Os estragos no local foram constatados durante a manhã.

Nos últimos meses se tornaram frequentes as investidas de assaltantes contra estabelecimentos religiosos, sejam eles de qualquer denominação, o que afasta as hipóteses de crimes com motivação religiosa, caracterizando apenas roubo de objetos.

A polícia acredita que os locais despertam a atenção dos criminosos pela provável arrecadação de ofertas dos fiéis, além da presença de equipamentos comercializáveis, como aparelhos de som, iluminação e instrumentos musicais.

Até o fechamento da reportagem nenhuma pessoa responsável pelo ato criminosos havia sido detida pela polícia. O caso, assim como todos os outros contra igrejas, segue sob investigações.

Blog do Bruno Muniz

Jovem que foi atingida por disparo de arma de fogo em São Domingos precisa de doações


A jovem Jéssica do Nascimento Honorato, de 20 anos de idade, foi atingida nas nádegas por um disparo de arma de fogo no dia 06 de fevereiro desse ano.

Segundo informações, ela estava em um bar localizado no Distrito São Domingos, quando elementos tentaram assassinar um homem identificado como Luiz Emerson da Silva, de 28 anos, que foi ferido por dois tiros na região lombar. Uma bala perdida acabou atingindo Jéssica que foi socorrida para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – de Santa Cruz do Capibaribe e depois transferida para o Hospital Regional do Agreste onde passou aproximadamente 10 dias internada e foi submetida a cirurgias.

Após receber alta médica, os problemas, principalmente financeiros surgiram, fato que motivou a senhora Josefa do Nascimento Araújo, de 45 anos – mãe da Jéssica – a pedir ajuda do Blog Agreste Notícia para realizar uma campanha com o intuito de arrecadar doações de alimentos, fraudas geriátricas, tanto para a vítima que ainda se recupera e anda com dificuldades, quanto para o filho da Jéssica (ainda criança).


Além disso, a família ainda precisa de dinheiro, já que dona Josefa não está trabalhando para cuidar da filha que se encontra de resguardo cirúrgico e necessita de alguns medicamentos.

“Quem puder doar fraudas, alimentos ou qualquer coisa, que envie... Às vezes queremos dinheiro para comprar alguma coisa e não temos, ela não pode comer de tudo e eu não posso trabalhar, bem que eu gostaria de trabalhar, mas eu não posso, pois esse é o momento que ela mais está precisando de mim e eu quero esta sempre perto dela”, pontuou dona Josefa.

A reportagem também conversou com a jovem Jéssica que pediu para que as pessoas façam suas doações.


“Eu consigo andar pouquinho para tomar banho, às vezes a operação dói e não posso comer de tudo, minha mãe não pode trabalhar, está muito ruim! Que Deus abençoe a cada um que puder me ajudar”.

Quem tiver o interesse de fazer alguma doação pode ligar para (81) 9.9371.0559 e falar com a mãe da jovem, ou mesmo ir até a Travessa João Simpliano de Santana (beco por trás da Panificadora Lumar) em São Domingos e realizar pessoalmente as doações.


 Fonte: Agreste Notícia

Saques do FGTS inativo começam a partir da próxima sexta-feira (10)

Imagem meramente ilustrativa

Na próxima sexta-feira (10), mais de 4,8 milhões de trabalhadores que têm contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e se enquadram nas regras definidas pelo governo poderão sacar o valor depositados nessas contas. Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 30,2 milhões de trabalhadores têm direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS.

De acordo com o cronograma definido pelo banco, os trabalhadores com contas inativas do FGTS e que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro poderão efetuar o saque entre os dias 10 de março e 7 de abril. Esse primeiro lote compreenderá 16% do total de pessoas com direito a fazer a retirada. Ao todo, o saldo das contas inativas é de R$ 43,6 bilhões.

O trabalhador que perder o prazo só poderá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar, comprar moradia própria ou se enquadrar nas outras possibilidades de saque previstas nas regras do fundo, entre elas, ser morador de região afetada por catástrofe natural.

Podem sacar o saldo das contas inativas do FGTS os trabalhadores com carteira assinada que, em um ou mais contratos de trabalho, pediram demissão ou foram demitidos por justa causa com o contrato finalizado até 31 de dezembro de 2015.

Conforme o calendário de saque definido pela Caixa Econômica Federal, o mês de abril terá o maior volume de pagamentos, com a possibilidade de saque para os trabalhadores que fazem aniversário nos meses de março, abril e maio. Ao todo, 26% dos trabalhadores terão o direito de retirar o montante entre os dias 10 de abril e 11 de maio.

Entre 12 de maio e 14 de junho, os cotistas que fazem aniversário nos meses de junho, julho e agosto poderão sacar o valor das contas inativas. Segundo a Caixa, o período compreende 25% das pessoas com direito ao benefícios.

Esse é o mesmo percentual dos que poderão efetuar o saque das contas inativas entre os dias 16 de junho e 13 de julho, período destinado para os trabalhadores que fazem aniversário em setembro, outubro e novembro.

De 14 a 31 de julho, poderão fazer o saque os trabalhadores aniversariantes no mês de dezembro, que representam 8% do total.
Trabalhadores que morreram

Filhos, cônjuges e dependentes de trabalhadores que já morreram também poderão sacar os recursos em contas inativas do FGTS. As regras para essas pessoas não mudaram. Para ter acesso aos valores, no entanto, é necessária a apresentação da carteira de trabalho do titular da conta, além da identidade do sacador.

De acordo com as regras do FGTS, caso a família não tenha um inventário deixado pelo ente falecido indicando a divisão de bens, é preciso ir até o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e solicitar a emissão de uma declaração de dependência econômica e da inexistência de dependentes preferenciais.

Também é necessário apresentar a identidade e o CPF dos filhos do trabalhador que forem menores de idade. Nesse caso, os recursos serão partilhados e depositados na caderneta de poupança desses dependentes, que só poderão acessá-la após completarem 18 anos.


Fonte Ney Lima

Violência recorde em Pernambuco: 47,7% mais mortes


Nos primeiros 59 dias de 2017, 976 pessoas foram assassinadas em Pernambuco. O número é 47,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 661 pessoas foram mortas. Os dados - obtidos antecipadamente, com exclusividade, pelo Portal Folha PE - deverão ser divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) apenas no dia 15 de março. Em fevereiro deste ano, o Governo mudou a metodologia e deixou de divulgar diariamente os números de homicídios.

Até o fechamento dos números, ainda pode haver uma pequena variação na quantidade de assassinatos, já que alguns inquéritos policiais que investigam a causa da morte podem ser concluídos como homicídio. 

A violência no Estado já vinha apresentando índices alarmantes. Dezembro de 2016 havia sido considerado o mês mais violento dos últimos dez anos, com 472 assassinatos. Em janeiro deste ano, a estatística voltou a crescer, com 479 homicídios. O número disparou em fevereiro de 2017 e passou a liderar o ranking, com 497 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), uma média de 17,75 mortes por dia. 

A última vez que um número tão alto havia sido contabilizado foi em janeiro de 2007, quando houve 459 assassinatos. Na época, o Pacto Pela Vida (PPV) ainda não havia sido lançado. Os dados não são uma surpresa para a SDS. Uma projeção feita no início da segunda quinzena de fevereiro já apontava que o mês dos Festejos de Momo deveria acabar com uma média de 500 assassinatos. 

PPV em crise
O total de crimes ocorridos em 2016 - 4.479 - expõe a pior crise do Pacto Pela Vida, programa que, em maio, chegará a uma década de implantação. No mesmo período de 2015, foram 3.889 homicídios. Confira os números ano a ano:

Ano – Assassinatos2006 - 4.634
2007- 4.591
2008 - 4.528
2009 - 4.018
2010 - 3.509
2011 - 3.507
2012 - 3.321
2013 - 3.100
2014 - 3.434
2015 - 3.889
2016 - 4.479

Dados regionais
A estatística criminal das 26 áreas integradas de segurança (AIS) teve seus índices mais altos na AIS 14 (Caruaru e outros 14 municípios do Agreste) e AIS 8 (Paulista, também na RMR), com 91 e 87 assassinatos, respectivamente, em janeiro e fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado, a AIS 14 teve 58 mortes e a AIS 8 teve 39. 

As áreas onde houve mais aumento dos crimes foram a AIS 22 (que compreende os municípios de Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba, Carnaubeira, Petrolândia, Inajá, Tacaratu e Jatobá, no Sertão) e a AIS 8 (Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife). A AIS 22 aumentou de 5 para 14 mortes e a AIS 8 cresceu de 39 para 87.


Apenas a AIS 19 (Arcoverde e outras 9 cidades do Sertão), teve redução nos primeiros meses deste ano (em um confronto com o mesmo período ano passado, com um crime a menos - baixou de 19 para 18. Já a AIS 20 (Afogados da Ingazeira, Tabira e São José do Egito, também do Sertão), permaneceu com o mesmo índice de CVLIs - foram dez mortes. Ou seja: nenhuma delas conseguiu uma redução significativa.

Na tabela abaixo é possível ver o detalhamento dos crimes por área de segurança. Homicídios em presídios não são listados dentro das AIS.


Arte: Paccelly Viana/Folha de Pernambuco
Áreas de segurança Pernambuco (AIS)

Recife
AIS 1 –Santo Amaro, Boa Vista, Ilha Joana Bezerra e São José
AIS 2 – Espinheiro, Iputinga, Cordeiro, Madalena, Água Fria e Campo Grande
AIS 3 – Boa Viagem, Ibura, Brasília Teimosa 
AIS 4 – Várzea, Curado, Jardim São Paulo, Torrões e Afogados
AIS 5 – Apipucos, Guabiraba, Brejo da Guabiraba, Passarinho, Dois Unidos, Vasco da Gama e Alto do Mandú

Região MetropolitanaAIS 6 – Jaboatão dos Guararapes e Moreno
AIS 7 - Olinda
AIS 8 – Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba
AIS 9 – São Lourenço da Mata e Camaragibe
AIS 10 – Ipojuca e Cabo Santo Agostinho

Interior
AIS 11 – Nazaré da Mata, Vicência, Carpina, Lagoa do Carro, Lagoa do Itaenga, Paudalho, Goiana e Itambé
AIS 12 – Vitória de Santo Antão, Gravatá, Escada, Primavera e Amaragi
AIS 13 – Palmares, Catende, Xexéu, Ribeirão, Sirinhaém, Barreiros e São José da Coroa Grande
AIS 14 – Caruaru, Riacho das Almas, Agrestina, Cupira, Altinho, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Jurema, Bezerros, Barra de Guabiraba, Bonito, São Joaquim do Monte, Camocim de São Félix e Sairé
AIS 15 – Belo Jardim, Pesqueira, Sanharó, São Bento do Una e São Caetano
AIS 16 – Limoeiro, Surubim, Casinhas, Bom Jardim e Feira Nova
AIS 17 – Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Toritama e Vertentes
AIS 18 – Garanhuns, Águas Belas, Caetés, Lajedo, Canhotinho e Terezinha
AIS 19 – Arcoverde e Buíque
AIS 20 - Afogados da Ingazeira, Tabira e São José do Egito
AIS 21 – Serra Talhada e Calumbi
AIS 22 - Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba, Carnaubeira, Patrolândia, Inajá, Tacaratu e Jatobá
AIS 23 –Salgueiro e Parnamirim
AIS 24 –Ouricuri, Araripina e Trindade
AIS 25 – Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande
AIS 26 – Petrolina

Informações Folha de PE

Suspeitos por receptação são detidos com veículo roubado em Santa Cruz


Fotos: Gilson Fernandes.

Por volta das 21h30 deste sábado (04), policiais militares receberam denúncias anônimas de que na Rua Alberto Josias Leite, loteamento Vila do Amor, bairro Oscarzão em Santa Cruz do Capibaribe, havia um automóvel roubado dentro de uma residência.


O efetivo seguiu ao local, onde constatou o fato. O veiculo se tratava de um Fiat Strada Adventure, cor branca e placas PCH-8009. Ao ser verificado no sistema, foi confirmado que se tratava de um carro roubado. Após buscas no imóvel, foram encontradas três placas, sendo elas: KLN-8760, KIZ-2195 e PDH-8273, esta última com restrição de roubo.


Ainda durante as buscas, foram localizados um facão, canivete, duas chaves e uma touca ninja, que segundo o suspeito Jefferson Machado Freitas (20 anos), a touca seria utilizada para a prática de trilhas. Já o veiculo roubado estava em propriedade de Andson da Costa Silva (21 anos), o qual já teve passagem pela delegacia por crime de receptação, ele relatou ter comprado o carro na sexta-feira (03) ao valor de R$ 3 mil.

Os envolvidos e os produtos encontrados foram conduzidos para a delegacia de polícia local, onde ficaram a disposição da justiça.

Blog do Ney Lima