quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Fraudes em licitações: Polícia Federal desencadeia operação em prefeituras do Agreste

Imagem: Divulgação.

O Agreste de Pernambuco foi alvo de uma operação realizada nesta quarta-feira (15) pela Polícia Federal (PF). O alvo é uma organização criminosa com atuação em prefeituras da região. A ação conta com o apoio, entre outros órgãos, do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O Cartel atuava em várias cidades. Entre elas, Caruaru, Agrestina e Garanhuns. Durante a operação, denominada “Cosa Nostra”, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão. Três em Agrestina, seis em Caruaru, sete em Garanhuns e um no município de São João. Foram apreendidos documentos, planilhas e mídias de computador para subsidiar as investigações que estão em andamento.

Os investigadores destacaram que a organização criminosa contava com a participação de agentes públicos municipais para fraudar processos licitatórios com direcionamento de seus resultados. O valor de R$ 100 milhões em empenhos suspeitos, beneficiava políticos, parentes e empresários.

Os casos são investigados desde 2016. Foram identificadas diversas irregularidades envolvendo a contratação de empresas para execução de obra públicas com verbas federais, especialmente nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.

Estão na lista também os municípios de Panelas, Jurema, Lagoa dos Gatos, Bom Conselho, Jupi, Iati, Riacho das Almas e Angelim.

Blog do Ney Lima

Conta dos consumidores de energia elétrica do Estado de PE pode ter aumento de 2,35%


A conta dos consumidores de energia elétrica do Estado sinaliza para um leve aumento de 2,35%. É que o percentual submetido à audiência pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) consiste em uma proposta preliminar dos consumidores residenciais da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). 

Para as indústrias, a proposta é de -1,28%. Os índices finais somente serão conhecidos quando o assunto for deliberado pela Diretoria da Agência em Reunião Pública Ordinária. Assim que for aprovado, o índice será cobrado a partir do dia 29 de abril deste ano.

Como se trata de uma revisão tarifária, a Aneel abriu audiência pública para discutir o aprimoramento da Quarta Revisão Tarifária Periódica da Companhia, que atende 3,5 milhões de consumidores no Estado. Haverá sessão presencial para discutir o assunto em oito de março, na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a partir das 17h.

A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela ANEEL. A audiência também discutirá a qualidade do serviço e os limites dos indicadores de continuidade *DEC e **FEC dos conjuntos da Celpe estipulados para o período de 2018 a 2021.

Os interessados em participar da audiência pela via documental podem encaminhar contribuições, no período de 15/2 a 20/3 para o e-mail: ap003_2017@aneel.gov.br. As contribuições também podem ser enviadas para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70830-100), em Brasília-DF.

Informações Folha de PE

Após discussão em rede social, adolescente esfaqueia desafeto em Toritama











Na tarde desta terça-feira (14), uma discussão envolvendo duas adolescentes, de 15 e 16 anos, resultou em uma tentativa de feminicídio. De acordo com informações da polícia, ambas teriam discutido e trocado xingamentos através da rede social WhatsApp, chegando a marcar um encontro para se agredirem.

Poucas horas depois, as adolescentes acabaram se encontrando na Av. Planalto, bairro que leva o mesmo nome, onde a de 16 anos estava de posse de uma faca e deferiu um único golpe contra a adolescente de 15 anos.

O golpe atingiu o pulso da vítima, que foi socorrida por populares até o Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, de onde foi transferida para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru.

A acusada do crime foi recolhida pela polícia e será apresentada a vara da criança e do adolescente nesta quarta-feira (15). Segundo o Delegado Titular de Toritama, Dr. Evelton Xavier, ambas não tinham histórico de passagens pela polícia.

Blog do Ney Lima

Morre segunda vítima de trágico acidente em lavanderia de Toritama


Morreu na madrugada desta terça-feira (14) a segunda vítima envolvida em um trágico acidente de trabalho em uma cisterna de lavanderia no município de Toritama.

O acidente aconteceu na manhã do último domingo (12), quando dois homens realizavam o processo de limpeza de um reservatório de água em uma lavanderia no centro da Capital do Jeans.

Jones Roberto Barbosa (55 anos), escorregou da escada, bateu com a cabeça e caiu desmaiado dentro da cisterna, onde acabou morrendo por afogamento. Já a segunda vítima, Rogério do Nascimento Tavares (40 anos), que foi atingido por Jones no momento da queda, sofreu escoriações e foi socorrido para o Hospital Municipal de Toritama, sendo transferido em seguida para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru.

Após dois dias internado, Rogério faleceu na madrugada desta terça-feira (14) na unidade hospitalar. A causa exata da morte não foi divulgada.

De acordo com informações de familiares, a vítima que residia no loteamento El Shaday, trabalhava a cerca de cinco anos na empresa. O processo de esgotamento da cisterna fazia parte de uma escala extra de trabalho, onde o mesmo, costumeiramente fazia questão de desempenhar, afim de aumentar o ganho salarial no final do mês.

O corpo de Rogério será sepultado nesta quarta-feira (15) no município paraibano de Barra de São Miguel, sua cidade natal.
Com informações de Evandro Lins, correspondente em Toritama

Blog do Ney Lima