Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Em sessão na Câmara de Santa Cruz, vereador Carlinhos da Cohab cobra extensão da adutora do Pirangi até a cidade de Jataúba

Fotos: Thonny Hill
Na manhã desta terça-feira (14) foi realizada mais uma reunião extraordinária na Câmara de Vereadores em Santa Cruz. Na pauta, a apresentação de um Projeto de Lei (que foi levado as comissões) e uma pauta extensa, onde foram discutidos e votados 111 requerimentos.

De acordo com o presidente Zé Minhoca (PSDB), são mais de 600 solicitações dos vereadores, faltando mais de 500 a serem apreciadas nas próximas semanas.

Quanto ao Projeto de Lei apresentado, que é de autoria da Mesa Diretora, dispõe sobre alterações no projeto de Lei 044/2011, que trata dos cargos existentes na Casa de Leis. De acordo com o presidente Zé Minhoca (PSDB), a alteração cria novos cargos de confiança no legislativo e reestrutura outros já existentes. Nos bastidores, o projeto gerou nova polêmica quanto a possibilidade de aumento de gastos e a já levantada discussão sobre a realização de um concurso público no Legislativo.

Confira também o resumo das principais solicitações (feitas a prefeitura e a outros órgãos estaduais e federais) votadas e aprovadas, que geraram também discussões (e algumas alfinetadas) entre os edis, em especial quanto a possibilidade de tais serem colocadas em prática.

Devido ao grande número, separaremos aqui as mais relevantes, mas todas podem ser acessadas no site da Câmara (www.camarasantacruzdocapibaribe.pe.gov.br) ou também nos gabinetes virtuais, também no mesmo site.

.Junior Gomes (PSB)

– Implantação de ciclovias nas principais avenidas de Santa Cruz.
– Solicitação a Fecomércio, para implantação de uma unidade do Sesc Ler em Santa Cruz.

– Pedido para instalação de uma agência do Sebrae no município.

– Solicitação de um novo laboratório de Análises Clínicas, onde funcionou a antiga ala de pediatria do Hospital Municipal.

– Solicitação ao deputado Diogo Moraes (PSB) um projeto a ser votado na Assembleia Legislativa, isentando o IPVA para mototaxistas.

– Implantação da Central de Marcação de Consultas em Santa Cruz.

.Deomedes Brito (PT)

– Fiscalizar a forma de como o atendimento é prestado pelo carro da prefeitura a disposição da população das localidades do Santo Agostinho, Acauã e adjacências.

– Retomada das obras da creche do Loteamento Acauã.

– Retomada das obras da quadra da escola do bairro Santo Agostinho.

– Pavimentação de diversas ruas, especialmente no Acauã, entre elas Marcolino Pereira Simões, Pastor Junior Leitão, Pedro Ferreira da Silva, Rua Projetada 13, Doroteia Balbino Aragão e Severino Luiz da Silva.

.Klemerson Pipoca (PSDB)

– Convocação de uma audiência pública para discussão do projeto de implantação de uma estação de tratamento de esgoto em Santa Cruz.
– Implantação de uma campanha publicitária voltada ao Calçadão Miguel Arraes de Alencar.

– Parceria da Prefeitura com a associação “Amigos do peito”, para viabilizar a realização de exames de prevenção ao câncer de mama.

– Solicitação de envio do cronograma de construção da barragem de Cerro Azul e que esta também possa disponibilizar água a Santa Cruz

– Implantação do “Mutirão Juventude Cidadã”, para diversos serviços como emissão de documentos, serviços de saúde e outros.

– Fornecimento de apoio técnico do Sebrae para implantação do programa Jovem Empreendedor.

.Marlos da Cohab (PTN)

– Calçamento da Avenida Maria Raimunda Aragão.

– Implantação de faixa de pedestre e lombadas na Avenida Teófanes Ferraz (bairro Malaquias Cardoso), próximo ao Ciretran.

– Calçamento de diversas ruas e avenidas no Loteamento Polis Pacas, entre elas: Marta Casemiro, Damiana Félix, Josefa Maria dos Santos e José Paulo de Moraes.

– Implantação de uma Unidade Básica de Saúde no loteamento Polis Pacas.

.Carlinhos da Cohab (PTB)

– Solicitação de um carro do programa “Viver sem Limite” do Governo Federal, voltado ao atendimento as pessoas com deficiência.

– Inclusão da adutora do Pirangi até o distrito de Poço Fundo, extensivo também a zona rural e a cidade de Jataúba.

– Asfaltamento da Avenida Pedro e Paulo da Rocha, bairro São Miguel.

.Capilé (PTN)

– Reforço nas campanhas preventivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

– Saneamento e Calçamento da Travessa Santa Cecília, no bairro Palestina.

– Aquisição de uma ambulância para atender as comunidades do Oscarzão, Vila do Amor e adjacências.

– Melhorias na quadra da escola municipal, no bairro Palestina.

– Calçamento da Rua Severino Balbino Bezerra (Conhecida rua do AA ou da Aadesc), no bairro Dona Dom.

.Zé Minhoca (PSDB)

– Pavimentação asfáltica em ruas e avenidas, entre elas: Major Negrinho (bairro Novo), Travessa Neci de Melo (Centro), Rua Julia Aragão e Rua do Rio (Centro).

– Disponibilizar médico oftalmologista na unidade do Ciretran em Santa Cruz, para realização de exames de visão relacionados a CNH.


Informações Ney Lima

Mais um carro-forte é explodido no Interior de Pernambuco


O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco confirmou uma ocorrência relacionada a uma explosão de carro-forte no Interior do Estado.

Segundo dados fornecidos pela assessoria de imprensa da corporação, o fato ocorreu na tarde desta terça-feira (14), na rodovia BR-232, na altura do quilômetro 545, na divisa entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro.

De acordo com a Polícia Militar, a ação criminosa foi praticada por oito homens em dois veículos Fiat, uma Strada e um Palio. Eles atiraram nos pneus do carro-forte da empresa Preserve e forçaram o motorista a parar o transporte de valores.

No momento em que foi acionada, a PM enviou policiais do 8º BPM, de Salgueiro (sendo oito do Gati e 6 da Rocam); do 7º BPM de Ouricuri (mais oito do Gati); e da 2ª Cia., de Cabrobó (mais oito homens). 

A PM ainda informou que há suspeitos, mas que não pode dar mais detalhes para não atrapalhar as investigações. Até o momento ninguém foi preso. Também não foi informado se algum valor chegou a ser roubado.


Informações Folha de PE

Diogo Moraes destaca inicio de testes da Adutora do Pirangi


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) destaca o início dos testes na Adutora do Pirangi, anunciado na última sexta-feira (10) pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A obra vai captar água do Rio Pirangi, que fica localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco na cidade de Catende, e levar até o Sistema Adutor do Prata. E dessa forma expandir a vazão atual de 650 l/s para 980 l/s.

De acordo com a Compesa, nos testes da sexta a água chegou até a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) 1. Em seguida percorreu seis quilômetros até a Estação Elevatória de Água Bruta 2, ambas em Catende. E caso a operação ocorra conforme o planejado pela Companhia, no domingo (12) a água percorrerá mais 21 quilômetros até chegar nos poços de sucção da Barragem do Prata, no município de Bonito.

Ainda de acordo com a Compesa, os testes serão executados pelo tempo necessário para ajustar e corrigir possíveis vazamentos ou outras imperfeições que possam aparecer. "Uma obra de 60 milhões de reais que vai beneficiar diretamente 800 mil pernambucanos, de cidades como de Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, tem que ser muito celebrada. Cada avanço é sinônimo de satisfação e realização. Diante disso, percebemos que está próxima mais uma vitória do nosso mandato", afirma Diogo Moraes.

A Adutora do Pirangi contará com outras duas etapas. A segunda fase será a substituição das bombas do Sistema do Prata, para que um volume maior de água possa chegar até a cidade de Caruaru e "consequentemente possa atender, por um dos trechos da Adutora do Agreste, as cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe", afirma Judas Tadeu, Gerente de Obras Especiais da Companhia.

Após aprovação de reajuste, PMs afirmam que não vai ter Galo



 Momentos após a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 1166/2016 pelos deputados estaduais, no fim da tarde desta terça-feira (14), os manifestantes, que se aglomeram desde cedo em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), voltaram a gritar "não vai ter Galo". A frase se refere ao policiamento durante o tradicional bloco Galo da Madrugada, que desfila no sábado de Zé Pereira. A manifestação já havia sido feita nessa segunda (13).

Em cima do trio elétrico, é possível ver o presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Alberisson Carlos, instigando os manifestantes a engrossarem o coro. Em entrevista na noite desta terça-feira (14), Alberisson Carlos afirmou que a operação padrão da Polícia Militar continuará.

Blog da Folha

Operação padrão vai continuar, diz presidente da ACS


Alberisson Carlos concedeu entrevista após votação de projeto na AlepeFoto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Em entrevista na noite desta terça-feira (14), o presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Alberisson Carlos, afirmou que a operação padrão da Polícia Militar continuará. A decisão é uma resposta à aprovação do projeto que reajusta os salários da categoria, e que não foi bem recebida pela tropa. 

"Vamos continuar na operação padrão, a operação Polícia Legal. Vamos intensificar, não vamos entregar de maneira nenhuma os nossos pontos. Até porque a população tem que saber que se tivesse um projeto que a categoria estivesse contemplada e satisfeita, jamais nós continuaríamos fazendo a operação", declarou. Segundo ele, categoria saiu frustrada da Assembleia Legislativa.

Questionado sobre o que significa, na prática, os gritos de "não vai ter Galo", entoados durante a manifestação, nesta tarde, Alberisson Carlos afirmou que tem relação com o trabalho durante os festejos de Momo.

"A gente ouve dizer dos companheiros que não querem receber diária, que não vão se submeter a trabalhar de maneira forçada na sua folga, e que, acima de tudo, isso diminui consideravelmente o policiamento. Ora, se com a polícia em sua totalidade já não tem condição de fazer um Galo com completa segurança, imagina uma polícia desmotivada, um bombeiro desmotivado. Uma polícia que não sai satisfeita porque a população tem que entender que o aumento dado médio a um soldado é de R$ 149, quando a um coronel é mais de R$ 7 mil. Não que sejamos contra o coronel ganhar muito bem, mas não é justo quem está na ponta, da luta no dia a dia, no combate à criminalidade, ter um aumento na casa de R$ 149", disse.

Sobre o risco de greve, o presidente da ACS declarou que o tema não é defendido. "A gente não pregou e não prega a greve, não prega a ilegalidade. Agora, dizer que o risco não tem seria nada mais nada menos que ser leviano. Risco há, mas não é o que nós estamos pregando nem o que queremos", revelou.

Com informações de Leonardo Malafaia, da Folha de Pernambuco.

Blog da Folha 



Farmácia do Trabalhador

Capotamento deixa motorista preso às ferragens na PE-160


Por volta das 21h desta segunda-feira (13), ocorreu um acidente na PE-160, próximo a um parque de vaquejadas na entrada de Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte. Segundo informações, o condutor identificado como sendo Cleiton Luiz da Silva (33 anos), guiava um veículo Celta, de cor prata, sendo que no trajeto teria se descontrolado e capotado na via.

Com o acidente, a vítima ficou presa às ferragens e, em seguida, retirado e socorrido pela Samu até a UPA de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficou sob observação.

Blog do Ney Lima

Polícia apreende acusado de participação em homicídio contra homossexual em Taquaritinga do Norte


Foto: Elivaldo Araújo (arquivo)

Nesta terça-feira (14) policiais civis da delegacia de Taquaritinga do Norte deram cumprimento a mais um mandado de busca e apreensão, que foi decretado pela Vara da Infância e da Juventude do município.

De acordo com as informações da polícia, um adolescente de 17 anos foi apreendido pela participação no homicídio cometido contra Wellington Soares Araújo, mais conhecido por “Raí” (21 anos).

Vítima

O crime aconteceu em 06 de dezembro de 2016 onde, no distrito de Pão de Açúcar, onde ele foi apedrejado por Éricles Cícero de Lima, conhecido por “Mago” (20 anos). De acordo com a polícia, o adolescente também teve participação ativa no crime.

Éricles Cícero – preso no dia do crime

Raí chegou a ser socorrido e trazido a UPA em Santa Cruz, mas morreu no dia seguinte. Éricles foi preso em flagrante no mesmo dia do crime.

O adolescente foi levado para a sede do Cenip/Funase, em Caruaru/PE, onde permanecerá internado à disposição da justiça. Ainda de acordo com a polícia, a motivação para a morte de Raí teria sido um tapa dado pelo mesmo no adolescente por uma suposta dívida de drogas.

Blog do Ney Lima

Aqui seu sorriso tem valor.

Projeto da PM é aprovado nas comissões


O projeto do Executivo que reajusta entre 27% e 40% os salários da Polícia e Bombeiros militares foi aprovado nas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Administração no início da tarde desta segunda-feira (13), sob protesto dos policiais e da bancada da oposição. A expectativa é de que o projeto vá a votação em plenário nesta terça-feira (14).

No momento em que a matéria foi colocada em votação, as galerias condenaram e a bancada de oposição se retirou do plenário, sob a alegação de que não iria compactuar com a aprovação.

A bancada de oposição se reunirá para definir os encaminhamentos que tomarão. Mas a tendência é que entrem com uma ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça para que a tramitação seja interrompida.