domingo, 12 de fevereiro de 2017

Os divertidos Papangus


Na noite desse domingo (12), os Papangus tomaram conta das ruas de Jataúba. Os mascarados fazem a festa dos foliões. Há duas semanas do início das festas carnavalescas, com direito a shows de nomes como louca safada, virgem das virgens, os garotos divertem a população por onde passam. 


A tradição de se vestir como um Papangu no Agreste do Estado é uma prática desde 1881. Há muitas versões sobre o nascimento da brincadeira nesta época, mas o principal elemento que persiste em todas as histórias é o gosto pelo angu dos inventores do costume, que é uma comida típica feita de milho em nossa região. 


Collar Blog Jataúba News 


Corpos são encontrados carbonizados em Toritama


Muitos curiosos em frente à residência, onde os corpos foram localizados. Foto: Niedson Lopes.

Dois corpos foram encontrados carbonizados na manhã deste domingo (12) no município de Toritama. No local também se encontrava cápsulas de revolver, calibre 38, que possivelmente foram usadas na prática do crime.

Os corpos, ambos do sexo masculino, foram estavam dentro de um imóvel no bairro Valentim III. Eles foram assassinados durante a madrugada, com requintes de crueldade.

A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área, até a chegada da Polícia Civil que deu início aos trabalhos de investigação.

Um homem que foi até o local, afirmou que um dos corpos seria seu filho, um adolescente chamado Claudiomiro,de 15 anos. Não foram encontrado qualquer documento de identificação com eles. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) no Recife. A identificação das vítimas será confirmada através de exame de DNA.

Tanto a motivação, quanto a autoria dos crimes seguem desconhecidas pela polícia.
Números da violência

Esses foram os dois primeiros crimes de morte registrados no município no mês de fevereiro deste ano. Na soma geral, Toritama chegou a cinco homicídios em 2017.

Com informações de Evandro Lins, correspondente em Toritama.


Blog do Ney Lima

Menor é assassinado na zona rural de Toritama

Foto: Júnior Lino.

Domingo movimentado em Toritama. O município registrou, durante a tarde de hoje (12), mais um homicídio. Desta vez a vítima foi um menor de 16 anos, identificado por José Lucas Mauricio da Silva.

O crime aconteceu na Zona Rural, mais precisamente no Sítio São João de Cima. A vítima residia no loteamento ‘Deus é Fiel’.

Ainda não se sabe qual a dinâmica do crime. Ele foi morto com pelo menos cinco tiros. A polícia informou que o menor já era conhecido do efetivo policial por envolvimento com o tráfico e realização de roubos na cidade.

Com esse, Toritama contabiliza 6 homicídios no ano.

Blog do Ney Lima

Diogo Moraes destaca início de testes da Adutora do Pirangi


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) destacou o início dos testes na Adutora do Pirangi, anunciado na última sexta-feira (10) pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A obra vai captar água do Rio Pirangi, que fica localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco na cidade de Catende, e levar até o Sistema Adutor do Prata. E dessa forma expandir a vazão atual de 650 l/s para 980 l/s.

De acordo com a Compesa, nos testes da sexta a água chegou até a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) 1. Em seguida percorreu seis quilômetros até a Estação Elevatória de Água Bruta 2, ambas em Catende. E caso a operação ocorra conforme o planejado pela Companhia, no domingo (12) a água percorrerá mais 21 quilômetros até chegar nos poços de sucção da Barragem do Prata, no município de Bonito.

Ainda de acordo com a Compesa, os testes serão executados pelo tempo necessário para ajustar e corrigir possíveis vazamentos ou outras imperfeições que possam aparecer.

“Uma obra de 60 milhões de reais que vai beneficiar diretamente 800 mil pernambucanos, de cidades como de Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, tem que ser muito celebrada. Cada avanço é sinônimo de satisfação e realização. Diante disso, percebemos que está próxima mais uma vitória do nosso mandato”, afirma Diogo Moraes.

A Adutora do Pirangi contará com outras duas etapas. A segunda fase será a substituição das bombas do Sistema do Prata, para que um volume maior de água possa chegar até a cidade de Caruaru e “consequentemente possa atender, por um dos trechos da Adutora do Agreste, as cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe”, afirma Judas Tadeu, Gerente de Obras Especiais da Companhia.

Informações da Assessoria.

Mais um acidente com vítima fatal é registrado na PE-160 que liga Santa Cruz a Jataúba


Um acidente com vítima fatal aconteceu na manhã deste domingo (12) na PE-160 no trecho que liga a cidade de Santa Cruz do Capibaribe a Vila de Poço Fundo no mesmo município.Segundo informações o acidente aconteceu próximo ao Motel Pura Sedução, na PE-160, onde deixa um saldo de uma pessoa morta.


A pessoa morta trata-se de uma mulher, por nome Lucineide Maria da Silva conhecida por “Neide”, a mesma com 42 anos de idade que conduzia uma moto Honda Bros de cor vermelha e placa PFD-1688, quando perdeu o controle da mesma, vindo a cair sobre as pedras.

A Polícia Militar esteve no local juntamente com a Guarda Civil Municipal (GCM) onde fizeram o isolamento da área do acidente e aguardaram a chegada da Polícia Civil que realizou o levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.


Agreste No Ar / Informações e Fotos Blog Santa Cruz Mais

Homossexual é brutalmente assassinado em São Domingos do Brejo da Madre de Deus.


O segundo crime de morte da manhã deste domingo (12) também foi praticado com requintes de crueldade, já que a vítima Danilo Ferreira do Nascimento, de 24 anos de idade, foi morta através de pedradas e golpes de faca provavelmente do tipo peixeira, no Distrito São Domingos, mais precisamente na entrada da estrada que dá acesso ao Sítio Bandeiras na zona rural do município de Brejo da Madre de Deus.

 

“Danilo da Água” era homossexual e bastante conhecido na comunidade de São Domingos aonde costumava fazer amizades. Ele residia na Rua Brasil no loteamento José Monteiro também em São Domingos e gostava de ingerir bebidas alcoólicas todos os finais de semana.


Segundo populares, a vítima estava em uma pega de boi e teria discutido com alguns elementos, porém a Polícia Civil – responsável pelo levantamento cadavérico – vai investigar a veracidade das informações.

Durante a perícia foi visualizado ferimentos nas costelas provocados por golpes de faca peixeira e lesões na cabeça causadas pelas pedradas. O corpo será encaminhado para o IML da cidade de Caruaru ainda hoje.

Do: Blog Agreste Notícia

O companheiro Furibinha como sempre na busca por melhorias para Jataúba.


O companheiro Furibinha foi nessa última sexta-feira 10 na gerência regional da Compesa em Sta Cruz do capibaribe, onde o mesmo teve uma reunião com Bruno Adelino que é o Diretor Regional e Filipe Pinto coordenador de distribuição, onde trataram do andamento da ADUTORA de Sta Cruz à Poço Fundo, interligando junto a ADUTORA da Vila citada à Jatauba, onde os mesmos lhe passaram que ja concluíram o levantamento com orçamento, e que na próxima semana vão elaborar um relatório que será encaminhado para Recife ao Diretor Regional do Interior o Sr. Marcone Azevedo. 

Tudo isso para que futuramente Jatauba passe a receber água nas torneiras. Tendo em vista a conclusão da ADUTORA do PIRANGI e da ADUTORA do AGRESTE, até porque na última terça-feira já deram início na liberação das águas do São Francisco, no eixo Leste. E cadê. Os Deputados?, pois se falam tanto em água para o polo e Jataúba nem se quer aparece neste cenário.

Informações do companheiro Furibinha

Em São Domingos jovem é encontrado com um cabo de vassoura introduzido no ânus.



Um crime brutal aconteceu durante a madrugada deste domingo (12) em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco.

O adolescente de 16 anos de idade, identificado como sendo, José Renildo do Nascimento dos Santos, foi morto com requintes de crueldade, já que provavelmente as armas utilizada para assassinar o mesmo tenha sido garrafas de vidro e um cabo de vassoura que foi introduzido no ânus do jovem.




“Nego” como era mais conhecido, residia na Rua Bolívia em São Domingos e já havia sido apreendido por ter tentado estuprar a própria irmã, uma criança de apenas 6 anos de idade.




O corpo dele (vítima) foi encontrado por populares em um terreno baldio na Rua Ayrton Senna. A Polícia Militar esteve no local e fez o isolamento da área do homicídio até a chegada da Polícia Civil que realizou o levantamento cadavérico.

Do: Blog Agreste Notícia