Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Tentativa de assalto gera grande movimentação policial em Santa Cruz

Cerco envolveu policiais militares do BEPI e GCMs

Na tarde deste domingo (22) uma tentativa de assalto gerou grande movimentação policial nas proximidades da agência do Banco do Brasil, em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com as informações fornecidas por Guardas Municipais, criminosos tentaram praticar um assalto em um prédio onde funciona uma facção de roupas no centro comercial, mas ação acabou sendo frustrada.


Pessoas que estavam no local onde acontecia a ação criminosa conseguiram fugir, saindo do primeiro andar e correram em direção ao terceiro, onde se trancaram e começaram a gritar pedindo ajuda.

A Polícia Militar foi acionada por pessoas que viram a situação, assim como guardas municipais, mas os criminosos conseguiram se evadir, sem levar nada.


Antes de a fuga ser confirmada, foi feito um cerco, já que havia a possibilidade de pessoas estarem sendo feitas reféns. Ninguém foi preso e até o momento, as vítimas não prestaram queixa do ocorrido.

Blog do Ney Lima


.

Água está se tornando um perigo em Pernambuco


O agravamento da seca em 2016 foi apontado como fator decisivo para o aumento de 97% de pessoas doentes por contaminação de água em Pernambuco. Uma morte foi notificada. No ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) identificou 79 surtos de doenças transmitidas por águas/alimentos (DTA), 3,6% a menos do que os 82 de 2015. O número de cidadãos acometidos dobrou, de 1.150 pessoas para 2.264.

Análises laboratoriais apontam que em 29 surtos foi isolada a bactéria Escherichia coli (presente em fezes) na água para consumo populacional. Outros agentes perigosos como vírus e parasitas foram identificados em 39 surtos. A SES lançou alerta sobre qualidade e segurança da água consumida, sobretudo em áreas em crise de abastecimento.

“Quando começa o verão recomeça o aumento dos números de diarreias. Alguns locais do Sertão e Agreste permanecem em situação difícil na crise hídrica. Pessoas vão procurar para beber a água que tiver, nem sempre tratada”, destacou a diretora-geral de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do Estado, Rosilene Hans.

Dos 59 surtos encerrados, em 76,3% o adoecimento estava relacionado à água para consumo humano. Esse tipo de situação sempre se apresenta de forma mais problemática, porque o contágio é de proporções maiores.

O Interior tem destaque no boletim da SES. Em Salgueiro (Sertão), em dois surtos por contaminação de água, 396 pessoas ficaram doentes. Foram 160 casos a mais do que no Recife, que ocupa a 2ª colocação no ranking e teve 236 enfermos em 24 surtos de água e/ou alimentos em 2016 e tem população 30 vezes maior do que a cidade sertaneja. Iati (Agreste) também se destacou com 200 doentes num único surto. Terra Nova (Sertão) registrou uma morte.

Rosilene comentou que foram identificadas várias problemáticas. “Tivemos barragem pequena que rompeu e matéria orgânica que desceu para o rio São Francisco. Municípios que consomem água desse rio, através de estações de tratamento, tiveram surtos porque nem todas conseguiram tratar toda a matéria orgânica”, comentou.

Foi o caso de Salgueiro e de cidades na região de Petrolina. A gestora também elencou que a infiltração de esgoto na rede de abastecimento provocou quadros de adoecimento pontuais. Mas é a seca que compromete mais a segurança da saúde, porque a população muitas vezes não faz a higienização adequada da água armazenada e adquire água de procedência duvidosa em carros-pipa clandestinos.

O gestor da Vigilância Sanitária Estadual (Apevisa), Jaime Brito, alertou que as comunidades em zona de estiagem devem redobrar os cuidados com consumo e estocagem. “A indicação é que se a pessoa vai ingerir essa água deve ter cuidado e não confiar apenas na cloração dos caminhões-pipa, seja do Exército, da Compesa ou de particulares.”

O cloro adicionado nos caminhões tende a desaparecer logo. “O ideal é que as pessoas façam a cloração no domicílio. Bastam duas gotas de cloro ou água sanitária por litro de água por 30 minutos.”


Informações Folha de PE



Colabora com esta pagina

Falta de efetivo facilitou a fuga de três detentos em Santa Cruz do Capibaribe, segundo sindicato


A rebelião ocorrida na madrugada deste sábado (21) no presídio de Santa Cruz do Capibaribe teria sido motivada pela apreensão de drogas feitas no local na semana passada, segundo o presidente Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE) João Carvalho. O ocorrido terminou ainda pela manhã, com um morto, 13 feridos e três fugitivos.

A fuga foi realizada por três presos que tinham permissão para trabalhar no setor de limpeza do presídio. “Eles tinham acesso a pavilhões e setores, mas o que contribuiu para a fuga foi a situação de superlotação e a falta efetivo tanto na parte interna quanto externa”, descreveu o presidente do Sindasp-PE. O tumulto começou no pavilhão A. 
Construído em 2015 com 186 vagas, o lugar comporta atualmente 455 presos. Ou seja, 2,44 vezes mais que a capacidade. No local, apenas três agentes penitenciários cuidam da ordem. “É preciso ter uma agente do sexo feminino para realizar as revistas, então ela não vai à área das celas. Não tem como fazer revistas, porque são apenas dois agentes que circulam pelos corredores. Também não manter quatro guaritas desta forma”, pontua Carvalho. “O trabalho é dificílimo”, enfatiza. 

O nome dos fugitivos são: José Marcelo Morais Santana, Carlos Alberto de Souza e Gilvano Manoel Gomes Carvalho. Bruno Leonardo da Silva veio a óbito durante o tumulto. 

Superlotação
A superlotação em presídios no país não é um problema recente, mas vem ganhando destaque com a série de rebeliões e mortes nos estados. Apenas este mês, penitenciárias no Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Espírito Santo somaram mais de cem mortos e diversos feridos. 

Outro caso
Em julho do ano passado, a penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, passou por dois dias de rebelião, deixou seis mortos e mais de vinte feridos. Após o ocorrido, 200 presos foram transferidos, mas a superlotação, na época, era de 1.542 homens.

Folha de PE / Foto: João Carvalho


Apoia esta pagina!

Mulher morre após ser picada por cobra


Foto: Adielson Galvão.

Neste domingo (22), nossa equipe teve informações sobre uma mulher, que residia na zona rural de Jataúba, que morreu em decorrência de uma picada de cobra.

De acordo com informações de familiares, Gercina Carneiro de Araújo (51 anos) foi atacada na comunidade de Riacho Fundo, sendo socorrida para um hospital na cidade de Brejo, mas não resistiu.

De acordo com uma irmã, a mulher estava em um aniversário quando foi a cozinha da casa buscar uma fôrma de bolo, que estava em cima de uma pia.

Ao pegar a fôrma, ela teria percebido a presença do animal e jogado a fôrma no chão, mas acabou sendo picada no pé.

Ela ainda conseguiu matar a cobra, passando mal em seguida, sendo então socorrida. O incidente aconteceu, segundo a família, por volta de 21h de sábado e a mulher morreu poucos minutos após dar entrada na unidade hospitalar.

O corpo foi levado para o IML e deve ser liberado para a família ainda neste domingo. A mulher era mãe de três filhos.

Blog do Ney Lima

Fotos mostram parte de destruição causada durante rebelião em presídio de Santa Cruz

Foto: Reprodução

Está circulando, em redes sociais, vídeo e fotos que mostram como ficou parte de um dos pavilhões no presídio de Santa Cruz do Capibaribe.

O presídio foi alvo de uma rebelião na manhã do último sábado (22), que terminou com um detento morto e 13 feridos.

No vídeo, é possível ver o teor da destruição causada, onde buracos foram abertos nas paredes e muito lixo e entulhos espalhados.


O presidio no município foi inaugurado em julho de 2015 e possui tanto celas individuais como coletivas, com capacidade máxima para nove detentos.

A unidade, assim como outras do Estado, enfrenta problemas de superlotação, onde mulheres de detentos reclamam que pode haver até 25 pessoas por cela. Estima-se que o presídio, projetado para abrigar 186 detentos, já possua mais de 400.

Confira também algumas imagens de arquivo de duas celas, tiradas pela equipe do blog no ato de inauguração da unidade prisional.



Blog do Ney Lima
Fotos: Gilson Fernandes

Na noite deste sábado (22) um grave acidente foi registrado na comunidade Malhada do Meio, em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com as informações obtidas por nossa equipe, o acidente aconteceu quando dois carros de passeio acabaram batendo de frente.

Um dos ocupantes dos veículos, identificado apenas por Galvan (24 anos) chegou a ficar preso nas ferragens, mas foi retirado e levado para a UPA 24h. O quadro de saúde não foi informado ainda.

Já o outro motorista, que não teve seu nome divulgado, teve apenas escoriações. De acordo com agentes de trânsito, os dois estavam alcoolizados. O caso foi levado a Secretaria de Mobilidade Urbana e depois a delegacia local.





Blog do Ney Lima