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sábado, 27 de junho de 2015

Em Taquaritinga do Norte Lero recebe o Senador Humberto Costa e visita obras inacabadas



O distrito de Pão de Açúcar, que vem se destacando nacionalmente como a Capital da Camisaria, em virtude da grande quantidade de empresas que fabricam este produto e comercializam para todo o país, também vem se evidenciando pelas obras do Governo Federal que estão paralisadas, situação que vem causando sérios prejuízos a população do distrito.


Na tarde desta sexta-feira (26), o Vice Prefeito Lero, juntamente com os vereadores Batata (PTB), Geovane (PSB), Luquinha da Saúde (PSB) e Eraldo de Pedra Preta (PSB), recepcionaram em Pão de Açúcar o senador Humberto Costa, numa visita que também contou com a presença do presidente municipal do PT de Taquaritinga do Norte, Eduardo Arnóbio, Léo Arnóbio, do ex-deputado federal José Augusto Maia, dos vereadores santacruzenses Ernesto Maia, Fernando Aragão, Galego de Mourinha, Deomedes Brito, Carlinhos da Cohab e os de Toritama Maviael e Fábio Florentino, além de lideranças políticas e comunitárias do Pólo das Confecções, empresários e representantes da imprensa, onde a pauta principal foi a retomada das obras de duplicação da BR-104 e também foram apresentadas pelo grupo do Vice Prefeito as demandas prioritárias no momento para o município de Taquaritinga do Norte referente a recursos do Governo Federal.


Lero visitou com o senador o trevo do entroncamento da PE-160 com a BR-104, ponto de freqüentes acidentes, onde Humberto pode ver “in loco” o caos que é esta bifurcação por onde trafegam diariamente milhares de veículos sendo este o principal corredor de acesso ao Pólo das Confecções, onde puderam ouvir as reclamações de motoristas e populares que moram nas imediações e pedem soluções urgentes para que este problema seja resolvido.

Na sequencia, a comitiva seguiu com destino a creche tipo B que está sendo construída no distrito e o Governo Federal já repassou todo o recurso e a obra não foi concluída. O senador se comprometeu em verificar a situação junto ao FNDE e procurar meios que possam viabilizar o término desta importante obra para Pão de Açúcar. “Assim que retornar a Brasília, irei pessoalmente falar com o Ministro da Educação e ver que medidas poderão ser tomadas para que a obra seja de fato concluída e verificar se os recursos foram devidamente aplicados, este é um compromisso que assumo com Lero, com os vereadores e com os companheiros do PT de Taquaritinga”, declarou Humberto.


Finalizando a visita, Humberto concedeu entrevista ao radialista Alberes Xavier, nos estúdios da Rádio Filadélfia FM onde pode fazer uma prestação de contas dos programas federais como o Mais Médicos, PAC 2, Minha Casa Minha Vida, Caminho da Escola, SAMU, Upas, Policlínicas e Unidades Básicas de Saúde e também destacar as ações que estão sendo implementadas para o enfrentamento da seca como a adutora do agreste, a transposição do São Francisco, a construção de pequenas obras hídricas, de cisternas e outras ações voltadas para o homem do campo. O senador também destacou a importância da duplicação da BR-104 para o fortalecimento da economia regional, a conjuntura política para 2016, o bom alinhamento que vem tendo com o governo estadual, que espera a união das oposições em Taquaritinga e que está articulando uma visita da Presidenta Dilma ao Pólo em setembro ou outubro.

O vice prefeito Lero entregou ao Senador, juntamente com os vereadores de sua base de apoio, algumas reivindicações que vão desde a conclusão das obras inacabadas como a creche, a duplicação da BR-104 e a Avenida José Juventino; a reparação da cobertura da quadra da Escola Gilzenete Guerra e também solicitou ao senador recursos federais e emendas destinadas a manutenção do Hospital Geral Severino Pereira da Silva (FUNDATA), a construção de calçamentos na sede e nos distritos, a implantação de uma policlínica em Pão de Açúcar, contratação de 44 casas do Programa Minha casa Minha Vida Rural e obras voltadas para o enfrentamento da seca. “Estamos cumprindo nosso papel e evidenciando o compromisso de nosso grupo com o povo de Taquaritinga, temos a convicção que o Senador Humberto Costa irá procurar viabilizar as nossas demandas, pois assim iremos contribuir com dias melhores para a população de nosso município”, finalizou Lero. 


Assessoria de Imprensa




Venha você também para..

Segundo opinião publica os vereadores Zuza do Jacu, Antônio Biloza e Zito Lopes são os mais atuantes de Jataúba.


O Instituto Direcional Pesquisa e Publicidade realizou uma pesquisa de opinião pública na cidade de Jataúba e concedeu aos vereadores Zuza do Jacu, Antônio Biloza e Zito Lopes, o prêmio de vereadores mais atuantes da cidade no ano de 2015.

O vereador Zuza do Jacu disse que é importante instituições como esta para reconhecer o trabalho de cada vereador, fazendo que os mesmos se desempenhe mais ainda com suas funções.



Já o vereador Zito Lopes parabenizou a equipe que fez a pesquisa e falou que na realidade este prêmio é da população, “Pois só estou vivenciando este momento devido a confiança de cada cidadão que citou meu nome como um dos mais atuantes de minha querida Jataúba”. Disse o vereador. 


O Vereador Antônio Biloza frisou. “Fiquei feliz com resultado, pois tenho trabalhado muito para que a população do meu município obtenha melhorias nos serviços públicos, principalmente os mais carentes”.

Collar Blog Jataúba News 



O melhor lugar para sua casa.

Passando para desejar a todos leitores deste Blog um belo final de semana.

Grave acidente de trânsito envolvendo dois veículos na BR-104 deixa duas pessoas mortas; acidente foi ocasionado por um homem embriagado que invadiu a contra mão


Já na manhã deste Sábado (27), por volta das 02h30min da madrugada, aconteceu uma colisão entre dois veículos na BR-104, perímetro que corta a zona rural do município de Agrestina; na ocasião dois veículos se chocaram, resultando na morte de duas pessoas. As vítimas foram identificadas como sendo, Maciel Miguel da Silva, de 32 anos e sua esposa a senhora Elizangela Maria da Silva, de 33 anos de idade, o casal residia no Sítio “Patinhos”, que fica localizada na zona rural de São Joaquim do Monte, interior dePernambuco. 

Os veículos envolvidos neste acidente foram um Fox, de cor cinza e placas KFF-9112 da cidade de Recife e uma Pampa de cor verde, de placas MMS-5733 do município de Cupira. A Pampa era guiada por “Maciel” (vítima fatal) e o condutor do Fox, ainda não foi identificado.


Segundo informações, o casal seguia de São Joaquim do Monte, para a feira da cidade de Caruaru, onde iriam vender milho verde, mas ao chegar na localidade da tragédia, o veículo Fox conduzido por um homem ainda não identificado, invadiu a contra mão e ocasionou o acidente. O detalhe é que, o condutor do Fox, estava embriagado e depois de ocasionar o trágico acidente, se evadiu do local tomando destino ignorado, deixando para trás uma mulher ferida que vinha com ele e o casal que ia para Caruaru. 


Maciel Miguel da Silva faleceu no local, já sua esposa Elizangela Maria da Silva, ainda foi socorrida pela equipe do SAMU para oHRA (Hospital Regional do Agreste) na capital do forró, mas faleceu minutos depois de dar entrada naquela unidade hospitalar. A mulher que foi abandonada pelo condutor do Fox, não teve seu nome divulgado, a mesma também foi socorrida para o HRA. 

A equipe do IC esteve no local, para realizar o levantamento cadavérico e em seguida encaminhou o corpo do cidadão, para oIML (Instituto de Medicina Legal) da cidade de Caruaru. 

Por: Jota Lima. Foto: Blog do Joedson Silva


Aqui seu corpo sempre está em forma.

Muitas explicações, cobranças, ausências de prazos e previsão de mais reuniões dominaram pauta sobre a BR-104


Plenário ficou lotado e cinco cidades do Polo foram representadas. Fotos: Thonny Hill.

Na tarde desta sexta-feira (26) foi realizada mais uma audiência pública em Santa Cruz do Capibaribe.

Provocada pelos vereadores oposicionistas Fernando Aragão (PROS) e Deomedes Brito (PT) a audiência, que foi realizada na Câmara de Vereadores, tratou sobre a paralisação das obras de duplicação da BR-104.

Estiveram presentes representantes do DNIT, o senadores Humberto Costa (PT) e Douglas Cintra (PTB), o prefeito Edson Vieira (PSDB) e o vice-prefeito Dimas Dantas (PP), o ex-deputado federal José Augusto Maia (PROS), vereadores de Oposição e Situação, o síndico do Moda Center Allan Carneiro, o presidente da Ascont Paulo Nascimento, o diretor da Ascap Vanderson Rodrigues, empresários, autoridades políticas e de imprensa que representaram os municípios de Toritama, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Taquaritinga do Norte e Vertentes e o público em geral, que lotou o plenário.


Autoridades que fizeram uso da palavra na audiência.

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Após cada uma das autoridades que compuseram a mesa fazerem suas considerações e questionamentos sobre a paralisação das obras, tendo como pontos em comum os prejuízos financeiros no escoamento de mercadorias e aos clientes que frequentam o Moda Center e o Parque de Feiras de Toritama, o grande número de acidentes, a falta de prazos para o reinício das obras e a má conservação de trechos que já estão concluídos, foi aberto o espaço para que os representantes do DNIT falassem sobre a atual situação burocrática quanto a paralisação.

Confira os principais pontos da audiência

Desconhecimento da importância da BR-104 pelo DNIT


Fabio Nunes representou a esfera nacional do DNIT.

Fábio Nunes, coordenador geral do DNIT (em Brasília), alegou que não conhecia a real situação da importância da via para o Polo de Confecções e admitiu que a duplicação já está atrasada tempo demais e que será vista com maior prioridade.

A afirmação veio após a veiculação de um vídeo com imagens aéreas da BR-104, que mostravam o grande engarrafamento e a dificuldade de compradores chegarem ao Moda Center e ao Parque de Feiras no período de maior movimento registrado no ano, que são as feiras do mês de dezembro.


Vídeo mostrava o longo congestionamento na chegada a Toritama...


... que segue na PE-160 até o Moda Center.
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Tempo de conclusão do trecho que falta


Gráfico mostra o custo total da obra e que mais de R$ 77 milhões ainda faltam ser empenhados.

Ainda de acordo com os representantes do DNIT, caso as obras fossem retomadas hoje, seriam necessários entre 12 e 18 meses para que o trecho entre as cidades de Toritama e Campina Grande (PB) fosse, enfim, concluído.

De acordo com o senador Humberto Costa, o custo das obras seriam de, no mínimo, R$ 77 milhões.

Prejuízos estimados no Polo


Síndico no Moda Center falou do prejuízo estimado de comerciantes devido a falta da duplicação.

Um dado que chamou a atenção foi a estimativa de prejuízo que os comerciantes tiveram, em dezembro de 2014, em virtude da demora dos clientes em chegarem ao Moda Center e ao Parque de Feiras.

De acordo com Allan, cada veículo perderia cinco horas no trecho não duplicado que, somados, representaria um fluxo de 150 mil clientes a menos nos dois grandes centros comerciais, causando um prejuízo mensal de R$ 30 milhões já que, em média, o valor médio gasto por cada cliente seria de R$ 200,00.

O síndico também ressaltou a geração de renda nas cidades do polo, citando como exemplo o crescimento em 15% no número de empresas que se formalizaram de 2013 a 2014.

Vale ressaltar que esses números mostram um crescimento maior do que a média estadual e nacional.

As primeiras medidas

De acordo com Fábio Nunes, coordenador geral do DNIT em Brasília, a primeira medida imediata consiste no recapeamento dos trechos que apresentem maiores problemas de conservação. O recapeamento será feito pela empresa responsável pela manutenção da via e deverá começar nos próximos dias.

Já a segunda medida seria uma reunião entre representantes do Governo do Estado e do DNIT para discutir quem será o responsável pela execução das obras quando acontecer a retomada, ainda sem data.

A reunião está prevista para acontecer daqui a 15 dias.

Não falta dinheiro para as obras, afirma DNIT

De acordo com Fábio Nunes, não falta dinheiro para dar continuidade ao trecho que ainda falta da duplicação, mas que problemas no convênio com as empresas responsáveis pelas obras (que se envolveram em escândalos de corrupção) fizeram com que elas fossem descontinuadas e os contratos encerrados.

Ainda de acordo com ele, uma nova licitação terá que ser aberta, sendo que isso só será possível quando houver a definição de quem vai ficar responsável pela execução do projeto, se o DNIT ou o Governo do Estado.

A criação de um Comitê Gestor para fiscalização das obras

Durante a audiência, o prefeito Edson Vieira propôs que fosse criada uma comissão para acompanhar essa reunião.

Essa comissão seria formada por representantes de cidades do Polo como prefeitos, vereadores e entidades da sociedade civil.

Fernando Aragão, que presidiu a audiência, foi mais além e propôs que, ao invés da comissão, fosse criado um Comitê Gestor para fiscalizar os trabalhos, tendo os mesmos representantes da comissão e também do senador Humberto Costa.

A ideia foi aceita e, de acordo com o prefeito, uma reunião em Recife será realizada com o Secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira, para “amarrar” as ideias da reunião posterior com o DNIT, já com o Comitê Gestor.


Público que lotou o plenário

Blog Ney Lima 




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Vereador Chico de Irineu prestigia quadrilha no Sitio Empoeiras de Jataúba