Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Petrobras aprova política de preços; gasolina subirá 4% no sábado

Nova metodologia prevê reajuste automático de combustíveis; entendaClique no link para iniciar o vídeo
Nova metodologia prevê reajuste automático de combustíveis; entenda

De acordo com comunicado, a nova política de preços pretende assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no plano de negócios em até 24 meses, além de alcançar a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais. Mesmo assim, a estatal afirma que a política não deve "repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico". 
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira elevação do preço da gasolina nas refinarias em 4% e do diesel em 8% a partir de 0h de 30 de novembro, segundo fato relevante. O Conselho da estatal aprovou a implementação de uma política de preços, mas "por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à companhia".
O último reajuste da gasolina ocorreu no dia 30 de janeiro, um aumento de 6,6%. Já o diesel subiu 5,4% e mais 5% no dia 6 de março. Hoje o ministro da Fazenda Guido Mantega, que preside o Conselho de Administração da Petrobras, esteve na sede da empresa, em São Paulo, reunido com o conselho, que definiu o valor do reajuste. O valor do reajuste, segundo a empresa, não inclui os tributos federais (PIS/Cofins e a Cide) e estaduais (ICMS).
Reajustes automáticos
Tanto um reajuste pontual dos combustíveis quanto uma nova metodologia de precificação da gasolina e do diesel eram aguardados com ansiedade pelo mercado, porque podem dar fôlego financeiro à empresa, que sofre com um caixa apertado e alto endividamento. No entanto, o comunicado da petroleira não sinalizou claramente como funciona a nova política de preços.
Uma fonte com conhecimento do tema disse, sob condição de anonimato, que a Petrobras não fará reajustes imediatamente após o preço do petróleo subir ou recuar no exterior, mas deverá aguardar por algum período para então repassar a variação ao mercado doméstico. O lucro da Petrobras no terceiro trimestre veio bem abaixo da previsão de analistas, com queda de 39% em relação ao mesmo período do ano passado, com impacto principalmente da importação elevada de derivados por um preço acima do praticado no Brasil. 
Efeito na bomba
A Petrobras não divulgou uma expectativa de qual será o impacto do reajuste nos postos de combustíveis. A economista Basilik Litvac, da MCM Consultores, calcula um aumento da gasolina de 2,8% a 3% e do diesel de 6% na bomba. Na inflação oficial, o impacto total da alta dos combustíveis deve ser de 0,12 ponto percentual no IPCA de dezembro. As projeções da economista estão alinhadas com as de um representante do setor de petróleo, que disse à Reuters que o reajuste da gasolina terá impacto de 3% ao consumidor, enquanto o do diesel deverá variar de 6% a 7% na bomba. 

Por 'excesso' de moradores, prefeito decreta emergência em cidade do Mato Grosso


O crescimento populacional de 70% em três anos fez com que o prefeito de Paranaíta, a 849 km a oeste de Cuiabá, Antônio Domingo Rufatto (PMDB), decretasse situação de emergência no município.
De 10.684, conforme dados do Censo do IBGE de 2010, o número de habitantes subiu para mais de 17 mil até 2012, após o início das obras de construção da Usina Hidrelétrica Teles Pires, no Rio Teles Pires, entre o município mato-grossense e Jacareacanga, no Pará. Esse aumento da população acarretou problemas em algumas áreas, principalmente saúde e habitação.

O G1 entrou em contato com a usina, em Paranaíta, mas a secretária alegou que ninguém estava disponível para comentar o assunto.

A portaria decretando situação de emergência no município foi publicada no Diário Oficial do Estado, que circulou na quarta-feira (27). A secretária de Administração de Paranaíta, Andréia Reis, citou como exemplo o valor dos aluguéis que dobrou após a 'superpopulação' devido à procura.

"Antes, o aluguel de uma casa não ultrapassava R$ 300 e hoje não se encontra mais casas para alugar por menos de R$ 800. Isso aumentou a procura dos moradores que já viviam no município por casas populares", explicou. Em 2009, a lista de famílias à espera de casas populares tinha 47 interessados e agora, em 2013, conta com 631 famílias cadastradas.

Outro problema é em relação à demanda de saúde pública, já que a estrutura continua a mesma de antes, assim como os recursos repassados ao município. "O município continua recebendo os repasses como se tivesse 10 mil habitantes e tem arcado com o custeio de serviços para mais de 17 mil", declarou a secretária.

A prefeitura alega, na portaria em que decretou a situação de emergência, que houve aumento significativo no que se refere aos serviços realizados na Atenção Básica do município e citou, por exemplo, o aumento de 16% no número de famílias cadastradas pela Estratégia de Saúde da Família; aumento de 13,6% de pessoas cadastradas; aumento de 20% no número de consultas médicas; aumento em todos os procedimentos realizados, destacando-se o aumento de mais de 100% na administração de medicamentos e curativos.


Com informações do G1

Assalto a ônibus termina com dois ladrões mortos




GARANHUNS: Dois assaltantes morreram na madrugada desta sexta-feira (29) na rodovia BR-423, próximo a Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, após uma troca de tiros com policiais do 9º Batalhão de Garanhuns. De acordo com a polícia, a dupla havia assaltado juntamente com outros dois bandidos que estão foragidos, um ônibus da empresa Progresso, por volta das 3h, entre os municípios de Iati e Águas Belas em uma localidade conhecida por Espingarda.

Segundo informações da polícia, no assalto ao coletivo, cuja linha seguia do Recife a Paulo Afonso (BA), os bandidos levaram dinheiro, celulares, um computador e vários outros pertences dos cerca de 30 passageiros que estavam dentro do ônibus e foram levados para uma mata. Após a ação criminosa, os suspeitos fugiram e a polícia militar foi acionada.

Equipes da Polícia Militar dos destacamentos de Paranatama e Saloá montaram um bloqueio na pista, mas os bandidos furaram e atiraram nas viaturas e foram perseguidos pelos policiais. Com o veículo em alta velocidade durante a fuga, os bandidos perderam o controle da direção e o automóvel capotou próximo a Garanhuns. Segundo a polícia, após o acidente, os suspeitos tentaram fugir e iniciaram uma troca de tiros com policiais do GATI que realizaram um bloqueio em uma das entradas da cidade de Garanhuns.

Após serem baleados, os suspeitos foram socorridos ao Hospital Regional Dom Moura, ainda em Garanhuns. Eles morreram logo depois de darem entrada na unidade de saúde. O ônibus foi levado à Delegacia Regional, em Garanhuns, onde os passageiros prestam depoimento na manhã desta sexta-feira. (Por Agreste Violento)




TRAGÉDIA: Corpo do jovem Gabriel Silva é encontrado no Açude de Santo Amaro



Mais uma tragédia envolvendo um jovem abalou a Dália da Serra. A população de Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano, ficou chocada com o desfecho do desaparecimento do jovem Gabriel Silva, de 17 anos, que estava desaparecido desde às 16h40 de ontem (28) onde chegou a ir a Escola participou de uma mostra de conhecimentos e sumiu misteriosamente levantando várias hipóteses sobre o seu misterioso desaparecimento.
 



Na manhã desta sexta-feira (29) o professor Marcelo Moura encontrou a bolsa da vítima onde estavam a camisa, o notebook escolar, o celular descarregado, o carregador e outros objetos pessoais nas margens do açude Santo Amaro, o que levantou suspeitas de que o mesmo teria se afogado neste manancial.



Familiares, colegas de escola e uma grande quantidade de curiosos acompanhou todos os trabalhos de resgate, iniciados por voluntários e finalizados pelo Sargento Galvão, Cabos Edivan e Barros e Soldado Carvalho, integrantes da Equipe de Resgate GBMar, unidade tática de mergulho do Corpo de Bombeiros que se deslocou de Recife e por volta das 16 horas encontrou o corpo para a tristeza dos presentes, especialmente dos familiares, que tinham ainda a esperança de que o jovem estivesse vivo e pudesse ser encontrado em outro local.










Uma grande comoção tomou conta da multidão presente, pois Gabriel era um jovem muito querido por todos e tinha um amplo círculo de amizades.





A Polícia instaurou inquérito para investigar a causa da morte, onde a principal hipótese cogitada é suicídio, não estando descartadas outras possibilidades. O Corpo do jovem será encaminhado para o IML, em Caruaru, e o sepultamento deverá ocorrer no cemitério de Taquaritinga do Norte.




Cantor Reginaldo Rossi é internado em UTI de hospital do Recife


Reginaldo Rossi canta sucessos no Recife (Foto: Divulgação)

O cantor e compositor Reginaldo Rossi foi internado no Hospital Memorial São José, no centro do Recife, na manhã desta quinta-feira (28). De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o cantor está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, apesar de seu quadro ser estável, não há previsão de alta. A família não informou o motivo de Rossi ter sido levado ao hospital.
Nascido na capital pernambucana em 1944, o cantor e compositor é conhecido como o Rei do Brega. Entre os seus maiores sucessos estão "Garçom", "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Ele tentou se eleger deputado estadual de Pernambuco pelo PDT, mas não obteve êxito e continua fazendo shows pelo Brasil. Nos dias 21 e 22 de novembro deste ano, Rossi se apresentou no Manhattan Café Teatro.


Do G1


Família procura jovem desaparecido em Taquaritinga do Norte



O jovem Gabriel Silva, de 17 anos, residente no Silva, na cidade de Taquaritinga do Norte está desaparecido desde às 16h40 de ontem (28). A família e os amigos divulgaram a foto e a notícia do desaparecimento do jovem através do facebook. Segundo informações o jovem desapareceu desde a tarde de ontem e não atende o celular. Quem tiver qualquer informação sobre o jovem Gabriel pode entrar em contato através dos telefones: (81) 9244.2978 / 9719.8549 / 8955.6856 / 3733.1480 / 9335.2742 / 9413.4923 / 9378.5510 ou até mesmo pelo nosso e-mail e redes sociais: pe.mais@hotmail.com / facebook.com/blogpemais




Acusados de matarem mendigo queimado já estão na cadeia:


CARUARU: através de levantamento do cabo e do soldado do NIA (Núcleo de Inteligência do Agreste) e da equipe Malhas da lei, o coordenador da equipe de operações do 4º BPM Tenente Aragão, que estava de serviço com os soldados J. Neto e Alves, prenderam por trás de uma fábrica de biscoitos no bairro Caiucá, na manhã de ontem (28), Bruno Martiniano Maciel, vulgu Buia, de 21 anos, residente na Rua Frei Ricardo Pilar, no bairro Caiucá e também aprenderam um menor de 15 anos.

Ao serem abordados pelos policiais, os acusados confessaram o assassinato e foram presos e entregues na 20ª Delegacia de Homicídios de Caruaru, onde o maior contou detalhes do crime. Ele disse que estava bebendo com alguns amigos e ao retornar para casa, encontrou a vítima na rua e foi ameaçada pela mesma com quem já tinha uma rixa antiga e o mesmo resolveu ir ao posto de combustíveis e comprar 5 reais de gasolina e ao voltar ateou fogo no corpo da vítima que morreu no local (Veja o crime).



O Delegado Dr. Márcio Cruz ouviu os dois acusados e bruno Martiniano, que já foi preso por porte ilegal de arma, foi autuado em flagrante e encaminhado a penitenciária Juiz Plácido de Souza, enquanto que o menor, que também já tem passagem pela polícia, foi autuado por ato infracional e levado a FUNASE, em Caruaru. (Por Blog do Adielson Galvão)

PÃO DE AÇÚCAR: Casal de traficantes é preso com quase quatro quilos de maconha


Na noite desta quinta-feira (28), um casal de traficantes foi preso no distrito de Pão de Açúcar, pertencente ao município de Taquaritinga do Norte. Com o casal preso, identificados por José Lielson Barbosa (42 anos) eMaria Verônica Sousa de Lima (53 anos) foram apreendidos quase quatro quilos de maconha.

De acordo com a polícia, a droga estava escondida em uma residência que era usada como fachada para uma estamparia. A polícia já vinha monitorando o local e, ao realizar a abordagem a uma mulher que estava no interior da residência, ela confessou onde a droga estava escondida. Em seguida, policiais aguardaram dentro da casa esperando que Elielson chegasse de Santa Cruz do Capibaribe, onde tinha ido comprar materiais e depois foi efetuada a prisão.

Ainda de acordo com a polícia, a mulher era quem comandava o tráfico e o marido era quem apanhava a droga. Outras pessoas também chegaram a ser encaminhadas a delegacia e, além de usuários, atuavam também auxiliando o casal de traficantes. Os dois foram conduzidos para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe e serão encaminhados para presídios da região.

 (Fotos Fernando lagosta / Blog do Ney Lima)

Começa hoje!!!

É hoje: posse em dose dupla de Souto em Água Preta




O município de Água Preta, na Mata Sul, teve mais um dia politicamente tumultuado ontem. Empossado judicialmente na segunda-feira, o prefeito eleito Armando Souto (PDT) teve que deixar o cargo. A Câmara de Vereadores do município entrou com pedido de liminar para que a posse ocorra como manda a Constituição. Os vereadores alegam que apenas o Legislativo tem legitimidade para empossar o prefeito. A Justiça acatou o pedido. A nova posse de Armando Souto está marcada para hoje.

Por isso, por um dia, o município volta a ser administrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Elias Alegrete (PTN). A questão é que o vereador deixou o cargo sob protesto dos servidores, que reclamaram da falta de pagamento de salários. As contas da prefeitura chegaram a ser bloqueadas judicialmente.

A Justiça tinha determinado a convocação de uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores para a realização da posse de Armando Souto na segunda-feira. Como a Casa não acatou o pedido, o MPPE, sob o argumento de descumprimento, requereu ao juízo da 2ª Vara da Comarca de Água Preta para que providenciasse a posse judicial. (Do Diario de Pernambuco)

Ééééééééé hoje.....

Hoje o dia de Festa é delas!!!


Edinice Antonia 


Luziane Eduarda 

Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
Desejos do Blog Jataúba News.

Amostra Cultural da Escola Paraíso do Saber foi um sucesso



A Escola Paraíso do Saber realizou mais uma vez sua Amostra Cultural com o tema “ Consumo Exagerado”. Há três anos esse trabalho vem sendo desenvolvido na Escola com o intuito de levantar questionamentos necessários ao senso crítico dos Estudantes, pois se buscou provocar a discussão de realidades gritantes na sociedade como a reflexão do que de fato necessitamos para uma vida saudável.



Pensar sobre o consumismo em excesso é analisar a atitude de cada um diante do planeta, pois tudo que fazemos traz uma consequência grandiosa ao universo, tanto positivamente quanto para a destruição do mesmo.



A Escola na contemporaneidade deve levar os educandos a responsabilidade de posicionarem-se como cidadãos modificadores contribuintes de um mundo melhor hoje por uma amanhã promissor. O trabalho perpassou por todos os estudantes através das sequências didáticas vivenciadas em cada nível de escolaridade.


Partindo da reflexão de que as crianças hoje, diante da necessidade dos pais em se ausentarem para trabalhar, vivenciam práticas consumistas em “eletrônicos” para ocuparem seus filhos, a necessidade de cantarem cantigas com prazer e alegria.



Analisamos os brinquedos e brincadeiras das crianças hoje, quanto consumismo e carência de criatividade. Pensamentos foram desenvolvidos em relação aos alimentos que consumimos exageradamente e os males causados.



A fantasia trouxe-nos uma reflexão sobre o quanto compramos sem necessidade e sobre a energia que utilizamos diariamente sem cautela. Imaginar o planeta sem seu bem mais precioso “água” foi de grande ênfase diante da realidade que vive a região Nordeste.



O consumo excessivo da falta de diálogo familiar esteve presente na representação teatral , enquanto as práticas de reciclar e reaproveitar foram vivenciadas na reconstrução de “coisas velhas” –“ lixo” em objetos criativos e bonitos. Pesquisar alternativas para uma vida sustentável , desde a moradia e a qualidade musical despertou para uma mudança de postura em cada um.



O consumo exagerado Você vai evitar
Compre só o necessário
Para não desperdiçar
O Paraíso do Saber
Hoje vai lhe orientar 

Ana Flávia





















Texto Ana Flávia 
Fotos e reportagem de Ruy Siqueira para o Blog Jataúba News.