Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 12 de março de 2013

Coluna da terça-feira

     PPS acena para Eduardo
Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, que agora chega a Alagoas pela Maragogi FM, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, disse que há uma tendência do partido em apoiar o projeto presidencial do governador Eduardo Campos.
“O partido como um todo e eu, particularmente, trabalhamos nessa direção sem descartar alternativas”, disse o líder pós-comunista. O ex-senador por Pernambuco atua, hoje, em São Paulo, onde se elegeu deputado federal nas últimas eleições.
Freire entende que o PSB tem uma proposta boa para o País e uma liderança que desponta como a grande novidade no processo da sucessão de 2014, referindo-se a Eduardo.
“Qualquer alternativa que surja com força para tirar o PT do poder conta com o nosso apoio e Eduardo tem sido apontado como uma grande opção para liderar um bloco de oposição em torno da sua candidatura. Se ele vier de fato a se candidatar nós vamos analisar com todo carinho e atenção”, adiantou.
As declarações de Freire foram feitas, coincidentemente, no mesmo dia em que o jornal Financial Times incluiu o governador pernambucano na lista das 25 personagens brasileiras em destaque.
O PPS, segundo Freire, trabalha também com o cenário de alinhamento à reedição da aliança nacional com o PSDB e já chegou a convidar Marina Silva para ingressar no partido antes dela partir para viabilizar a sua Rede.
Como o PSDB está dividido e Aécio assume ainda uma postura discreta, Freire aposta mais na formação de um bloco de sustentação da candidatura de Eduardo. E tem conversado – e muito – com o governador nos últimos dias.
PAROU GERAL– De imediato, o Governo cuidou de desmentir a matéria do Estadão apontando um recrudescimento nas transferências de recursos da União para o Estado. O jornal trabalhou com números do próprio Governo e é sabido que as obras federais no Estado, a começar pela transposição do São Francisco, andam quase parando. Isso sem falar na mais importante delas – a refinaria, atrasada já em dois anos.
Pé no freio - Como se comportará o vereador Raul Jungmann, que integra hoje a bancada de oposição a Geraldo Júlio na Câmara do Recife, se o PPS fechar com a candidatura presidencial de Eduardo? Sabendo que essa é uma possibilidade real, Jungmann passou, nos últimos dias, a por o pé no freio.





Pacto em debate - Governadores de todo o País têm encontro agendado, amanhã, em Brasília, no Congresso, uma semana após a derrubada do veto à lei dos royalties, que gerou uma encrenca entre Estados produtores e não produtores. A pauta da reunião passa pela discussão de projetos que estabeleçam um novo pacto federativo entre União, Estados e Municípios, bandeira de Eduardo.
Falência municipal - Uma das estrelas do encontro com os governadores, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), considera falido o sistema atual de distribuição do bolo orçamentário. “Eu sou de um tempo em que os municípios eram pobres, hoje eles estão paupérrimos, falidos”, disse. E os Estados, segundo ele, também perdem autonomia.
Mais um apagão - A Celpe continua penalizando os municípios pernambucanos do Sertão. Depois do Pajeú, ontem foi a vez de Floresta sofrer um apagão de duas horas, entre 14 e 16 horas, sem dar a menor sinalização à população, que sofreu transtornos e prejuízos. A privatização da Celpe não foi verdadeiramente um salto de modernidade, mas um atraso.

CURTAS
SEM USINA– Itacuruba, no Sertão de Itaparica, está fora dos planos do governo de receber uma usina nuclear para reforçar o abastecimento de energia do Nordeste. O presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, anunciou, ontem, que a região prioritária é o Sul do País.
ANIVERSÁRIO – O governador Eduardo Campos, que amanhã estará em Brasília para a reunião dos governadores com o Congresso, participa, hoje, ao lado do prefeito Geraldo Júlio, do corte do bolo de aniversário do Recife. O evento está programado para às 9h30m, na praça do Arsenal, no Recife Antigo.
Perguntar não ofende: Dilma vai se render ao coro dos governadores em favor de um novo pacto federativo?
'Pela bênção dos homens de bem a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derrubada'. (Provérbios 11:11)

Santa bate central com dois gols de Jefferson maranhão.

Com dois gols de Jefferson Maranhão, Santa vence o Central por 2 a 0

Pela quinta rodada do Pernambucano, o Santa Cruz, na noite desta segunda-feira (11), no Arruda, contra o Central, conquistou a quarta vitória na competição. A vitória pelo placar de 2x0 foi construída com dois gols do atacante Jefferson Maranhão.
Com o resultado, o Mais Querido empata com Náutico na liderança com 12 pontos ganhos em cinco jogos, mas perde no saldo de gols. 
Na próxima rodada, que acontece na quinta-feira (14/03) o Santa encara o Chã Grande, novamente no Arruda.
O TIME – Tirando do time apenas os jogadores que tinham de cumprir suspensão, o técnico Marcelo Martelotte promoveu as entradas de William e Danilo Santos, em relação à escalação da vitória sobre o Ypiranga.
A escalação tricolor foi a seguinte: Tiago Cardoso, Éverton Sena, William, Vágner e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Jefferson Maranhão e Natan; Dênis Marques e Danilo Santos.
O JOGO – Precisando fazer o dever de casa para vencer, e convencer, diante do Torcedor, a equipe tricolor procurou não tomar conhecimento do Central e se mandou à frente logo nos primeiros minutos de jogo.  A meta era evitar mais um tropeço dentro do Arruda e a pressão surtiu efeito.
Dada a importância de um resultado positivo, o meia Jefferson Maranhão chamou para si a responsabilidade e pôs à prova o seu potencial. Com dois bonitos gols, o meia mostrou a que veio no time e fez o torcedor esquecer por um momento o xodó Renatinho.
O placar de 2x0 no primeiro tempo mostrou o quanto os jogadores estavam dispostos a dar uma resposta positiva à Torcida. O Central, vice-campeão do primeiro turno do Pernambucano, foi encurralado pelo Santa Cruz.
SEGUNDO TEMPO - Com uma boa vantagem no placar, os comandados do técnico Marcelo Martelotte queriam selar as pazes com torcedor e passaram o segundo tempo buscando ampliar o resultado.
Com algumas boas chances criadas, a equipe tricolor bem que tentou, mas o placar de 2x0 se manteve firme no placar. A missão foi cumprida. A equipe jogou bem e conquistou um resultado convincente no Arruda.

Hoje o dia é de Laiza rodrigues parabéns feliz aniversário esse é o desejo do blog Jataúba News.


Parabéns 

Assaltante atira em vítima e atinge comparsa em Caruaru

Um assalto aconteceu na manhã desta terça-feira (12), no bairro Indianópolis, próximo do Colégio Nicanor Souto Maior. Duas jovens passavam pelo local quando foram abordadas por dois suspeitos que anunciaram o assalto.


Segundo a polícia, uma das vítimas teria reagido e um dos bandidos efetuou um disparo. No entanto, o tiro terminou atingindo o comparsa.


O ex-presidiário Hugo Fernando dos Santos Silva, 23 anos, foi socorrido para o Hospital Regional do Agreste com um tiro no pescoço. O outro assaltante conseguiu fugir levando alguns pertences. As duas jovens prestam depoimento na Delegacia Regional.

Santa-cruzense representará Pernambuco no Mister Universo Brasil


Acontece nesta terça-feira (12) o Mister Universo Brasil, o concurso de beleza masculina que elege o representante brasileiro para o Mister Universo. O Mister Pernambuco, aquele que irá representar nosso estado é o santa-cruzense Alex Chagas, de 23 anos. O evento acontecerá em Brasília (DF), onde Alex está desde o último dia 8, participando das etapas preparatórias para o grande dia

Corrida pra 2014 ja gera discussão em santa cruz.


Edson reage a declaração de Da Fonte: “Nosso compromisso é com Diogo Moraes”.




Foto: Ney Lima (arquivo)

A antecipação do anúncio de que Dimas Dantas (PP) é pré-candidato a deputado estadual, feito pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP), provocou a reação do prefeito Edson Vieira (PSDB), que afirmou que o candidato apoiado pelo seu grupo político será Diogo Moraes (PSB).

A resposta foi dada durante entrevista concedida por telefone ao Blog do Ney Lima.

“Eu não sei em que Eduardo da Fonte se fundamentou para lançar a candidatura de Dimas, se é que ele lançou, mas o meu compromisso (para deputado estadual) é com o deputado Diogo Moraes e o meu compromisso para deputado federal é com Sérgio Guerra”, afirmou Edson.
Perguntado se Dimas em algum momento teria conversado com o grupo sobre a possibilidade de se lançar candidato, Edson Vieira respondeu: “Em nenhum momento. Até porque ele tem afirmado para mim que apoia Diogo para deputado estadual”.

ney lima

Eduardo e Aécio agitam Brasília hoje: busca de aliados


 

Na ausência da presidente Dilma Rousseff, que continua fazendo palanques no Nordeste — nesta terça-feira estará em Alagoas —, seus principais prováveis adversários, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), agitam Brasília nesta terça-feira, de olho em 2014. Em duas frentes diferentes, o senador tucano e o governador pernambucano aproveitam a presença dos governadores na cidade — para a reunião de amanhã sobre pacto federativo, com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB) —, para tentar costurar apoios dentro e fora de suas bases.

Nesta terça-feira, Aécio será a estrela de um seminário do Instituto Teotônio Vilela com especialistas e ex-dirigentes da Petrobras, para mostrar o que considera “gestão temerária” do PT na estatal, que resultou, segundo dados que serão apresentados pelo PSDB, numa perda, em valor de mercado, de US$ 53,9 bilhões só nos dois primeiros meses do ano.

Já o presidente do PSB, Eduardo Campos, antecipa sua chegada para fazer uma reunião preparatória sobre os pontos de interesse do pacto federativo, sem ter como fugir do viés eleitoral. Uma dessas reuniões será na casa do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) (Informações de O GLOBO)

Hoje tem festa para as cidades-irmãs


Hoje é um dia importante na história de duas cidades-irmãs. Recife, também conhecida como a Veneza brasileira por seus rios e pontes, e Olinda, que ganhou o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, comemoram mais um ano de existência. São 476 anos para a Capital pernambucana e 478 anos para a menor cidade do Estado. Tantos anos de história não poderiam passar em branco e, por conta disso, as prefeituras dos dois municípios prepararam uma programação especial com agremiações carnavalescas e corais para a comemoração dos aniversários.
No Recife, o tradicional corte do bolo gigante acontece às 9h30, na praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Em homenagem à idade nova que a Cidade completa, o bolo terá 476 quilos. A confecção do alimento envolveu o trabalho de 22 pessoas. Ele começou a ser preparado no sábado. Oito pessoas se dedicaram à função de bater os 562 quilos de ingredientes. Foram 350 quilos de uma pré-mistura, preparada com farinha de trigo, açúcar e fermento, além de 2,1 mil ovos e 140 litros de leite.
A festa, no entanto, começa às 7h, com as apresentações da Orquestra de Frevo 100% Mulher, Bloco Pierrot de São José, Maracatu Mirim Nação Estrelar, Afoxé Ilê de Egbá e dos passistas campeões de 2013. Além das comemorações, o aniversário de Recife também será marcado pelo plantio de 476 mudas de árvores em todo o município. Entre as mudas estão as da árvore Pau-Brasil e também Cajueiro. Às 6h30, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, dá início à ação com o plantio de dez mudas, no Jardim Botânico, localizado no bairro do Curado.
Já em Olinda, a festa acontece à noite, a partir das 18h30, em frente ao Palácio dos Governadores, atual sede da prefeitura do município. O bolo com recheio de chocolate terá, também, o peso referente à idade que a cidade está completando: 478 quilos. A abertura da festa fica por conta do Coral Encanto de Olinda, representado por 100 crianças que integram os projetos socioassistenciais desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos do município. Além disso, a celebração terá a participação do Maestro Spok e banda, a apresentação do afoxé Oxum Pandá e D’Breck.
A Prefeitura de Olinda informou que, como é feriado na cidade, as escolas do município, repartições públicas e os postos de saúde não abrem. Permanecerão funcionando normalmente as emergências do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), no bairro de Peixinhos, do Hospital Tricentenário e a Maternidade Brites de Albuquerque. Os mercados e feiras também funcionam normalmente.