Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Justiça nega pedido da oposição e Dr. Edson comemora sua primeira vitória



O grupo de oposição que tem a frente Roberto Asfora, entrou com um pedido para assumir de imediato a prefeitura Municipal do brejo Da Madre de Deus-PE e consequentemente afastar do cargo Dr. Edson Sousa. Depois de analisar o pedido, ajustiça negou e entendeu que Dr. Edson deve permanecer no cargo até o fim do processo.
Com esta decisão, o grupo jacaré coleciona mais uma derrota e segue buscando alternativas para se justificar com seus seguidores. Enquanto os admiradores de Dr. Edson Sousa comemoram neste momento mais uma vitória com direito a fogos.

Prefeitura de Brejo da Madre de Deus abandona São Domingos



Ruas esburacadas e falta de médicos em todos os PSFs estão entre os problemas mais graves

Motorista mostra sua insatisfação com o problema dos buracos, perante nossa câmera.
 
O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson Sousa (PTB), parece ter abandonado o distrito de São Domingos.

Os problemas podem ser observados já na entrada do distrito. Da entrada do distrito até a Rua José Pereira de Santana, principal via de São Domingos, é impossível passar em se deparar com os enormes buracos ao longo do percurso.

Em várias ruas a travessas a cena é a mesma: motoristas irritados e vários trechos com o calçamento deteriorado.

Pedestres andam calmamente para evitar tropeços.

Tráfego de veículos pesados seria uma das causas do problema, segundo moradores.

Nas várias ruas percorridas pelo Blog, nenhuma obra de reposição de calçamentos foi encontrada. 

O Blog conversou com o secretário de obras de Brejo, Zezinho Peteleco, que afirmou que a prefeitura aguarda uma licitação para iniciar a recuperação das vias. O secretário não quis adiantar quando as abras de fato devem começar.

Todos os Postos de Saúde do distrito estão sem Médicos


PSF I é um dos quatro que se encontram sem médicos para a população.


O Blog visitou os quatro PSF´s (Postos de Saúde da Família) do distrito e registou que falta médicos em todos eles. Em três faltam também técnicos de enfermagem. 

Segundo Rita de Cássia, coordenadora da Pastoral da Criança em São Domingos, muitas mulheres já a procuraram, afirmando que o calendário das vacinas de crianças já estaria em atraso, por falta de quem aplicasse os medicamentos. 

 “Muitos dos PSF´s estão sem técnicos de enfermagem e recebi denúncias de muitas mães que afirmaram que o calendário de vacinas das crianças está atrasado. Amanhã vou ter uma reunião com a pastoral para falarmos sobre isso”, destacou. 

Uma das situações mais complicadas é a do PSF II. O local está apenas com um dentista e que as vacinações e consultas não estão sendo realizadas. 

Nossa equipe ligou várias vezes para a Secretaria do Saúde de Brejo da Madre de Deus, mas nossas ligações não foram atendidas.

Fonte: Blog do Ney Lima

Dilma coloca a cereja no bolo de dez anos do PT


Uma das principais bandeiras do PT, a redução da miséria no País, foi atacada de forma emblemática pela presidente Dilma Rousseff, justamente um dia antes do partido iniciar os festejos pelos seus dez anos à frente do Governo Federal. Ao bombar o Programa Brasil sem Miséria, a chefe do Executivo nacional dialoga diretamente com as diretrizes programáticas da legenda e reforça o discurso de que o PT governa, sobretudo, para os mais pobres. Um exemplo prático em um momento estratégico.
O PT, apesar de seguir – conforme pesquisas de opinião – como o partido mais popular do Brasil, atravessa a sua fase mais complexa desde que tomou o comando do Palácio do Planalto. O julgamento do mensalão ainda ecoa dentro e fora da legenda, a condução econômica do governo Dilma segue questionada e o ensaio de candidaturas presidenciais de membros da base governista, como o governador Eduardo Campos (PSB), vão tomando cada vez mais corpo.
O enfrentamento à miséria e o seu retorno junto à sociedade, aliado, claro, à medidas como a redução da tarifa de energia e a desoneração da folha de pagamento de alguns setores, deve contribuir para Dilma e o PT mostrarem que andam em sintonia com os compromissos assumidos pelo partido e por sua presidente da República.
O 2013 de Dilma tem sido marcado por ações públicas relevantes que objetivam, mais do que nunca, constituir uma liga entre a presidente e a população mais pobre do Brasil. Ela tem priorizado o que pode gerar um efeito direto na vida dessas pessoas e não tem economizado nesses gestos.
A atual postura da presidente era tudo o que o PT esperava para construir um link maior entre a gestão de Dilma e o partido. E, claro, iniciar de forma mais efetiva o processo de recondução da filiada ao Palácio do Planalto, em 2014. O discurso já está pronto.

    MPPE determina prazos para pagamentos de servidores


    Os prefeitos de Trindade e Jataúba foram orientados por promotores de Justiça a realizarem as quitações salariais
    O prefeito de Trindade tem até o mês de maio para pagar o salário de dezembro


    Os promotores de Justiça locados no Sertão e Agreste pernambucano recomendaram aos prefeitos das cidades de Trindade e Jataúba o pagamento dos salários em atraso dos servidores municipais. A remuneração dos funcionários de Trindade, referente ao mês de dezembro de 2012, deverá ser paga até o mês de maio. Já em Jataúba foi solicitado que seja realizado a quitação do mês de janeiro de todos os professores municipais.
    O prefeito de Trindade, Everton Costa (PR) também se comprometeu a cumprir o repasse mensal da contribuição previdenciária dos servidores ao Fundo Municipal de Assistência e Previdência (Fumap). Essa medida ainda deve ser comprovada através da entrega à Promotoria de Justiça de documento que ateste a quitação do encargo, além do resumo da folha de pagamento dos servidores ativos e inativos, sempre até o dia 15 do mês subsequente.
    Caso as obrigações não sejam postas em prática, será aplicada multa diária de R$ 1 mil, sem prejuízo às sanções cabíveis, como ações de responsabilidade por improbidade administrativa. A necessidade do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) surgiu após denúncias feitas à Promotoria informando que o ex-gestor não realizou o pagamento de dezembro dos servidores, deixando a dívida para o atual prefeito.

    Jataúba - A promotora de Justiça com atuação na cidade, Bianca Stella, emitiu recomendação ao prefeito para que efetue o pagamento do salário dos professores municipais de janeiro. No texto da recomendação, a promotora lembra que, de acordo com o Banco do Brasil, o município já recebeu a quantia referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), destinada à remuneração dos professores.

    *Com informações do MPPE.



    Fonte:http://www.leiaja.com/politica/2013/mppe-determina-prazos-para-pagamentos-de-servidores

    No Central, confiança total para levar 1º turno e vaga na Copa do Brasil



    Central venceu Náutico e está na briga pelo título estadual (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).




    Patativa precisa vencer o Ypiranga e torcer para o Náutico perder ou empatar. Se Timbu vencer, time tem que superar saldo de gols do rival







    Ricardo Oliveira: 'Vaga na Copa do Brasil é nosso
    objetivo' (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press).


    A vitória sobre o Náutico nos Aflitos no último sábado, que derrubou um tabu de nove anos sem trunfos do Central na casa alvirrubra, animou os jogadores alvinegros. A única coisa que separa a vice-líder Patativa do líder Timbu é um gol no saldo. A pontuação é a mesma, o que dá motivação para o elenco alcançar o título do primeiro turno na próxima quarta-feira.



    - A vitória sobre o Náutico, nos Aflitos, só terá o seu devido valor se conquistarmos diante do Ypiranga, em casa, os três pontos. Somente dessa forma teremos condições de brigar pelo título do primeiro turno e nos manter vivos na luta pelas vagas na Copa do Brasil e também na Copa do Nordeste, além da possibilidade de disputar a Série D do Brasileiro. Dadas as devidas circunstâncias, em nenhuma situação é fácil encarar os grandes clubes da capital, mas demonstramos dentro de campo a nossa capacidade, além da postura que adotamos diante do Náutico. Estamos todos de parabéns pelo empenho e dedicação - disse o lateral-direto Vitor Vieira.



    Agora, o próximo passo é acreditar que esse primeiro turno é nosso. E vai ser" Ricardo Oliveira, técnico do Central.


    A conta do Central para se tornar campeão é simples. Basta vencer o Ypiranga no Lacerdão e torcer para que o Náutico tropece diante do Belo Jardim, jogando fora de casa. Caso o Timbu vença, cabe a Patativa construir uma vitória com um saldo maior que os alvirrubros. O técnico Ricardo Oliveira também se mostrou confiante.



    - Essa vaga na Copa do Brasil e na Série D é um objetivo para todos nós aqui. Eu disse aos meus atletas que eles tinham que acreditar na vitória contra o Náutico lá dentro. Acabou acontecendo. Temos que acreditar em nós mesmos. Agora, o próximo passo é acreditar que esse primeiro turno é nosso. E vai ser.

    Yoani não assina declaração contra bloqueio dos EUA a Cuba





    Em debate realizado na cidade de Feira de Santana (BA) na noite desta segunda-feira (19), a blogueira cubana Yoani Sánchez foi convidada a assinar uma declaração em que atesta ser contra o bloqueio econômico imposto pelos EUA a Cuba e que defende a libertação dos cinco heróis cubanos presos em solo estadunidense. E se negou.

    O desafio foi feito pelo estudante Caio Botelho, militante da União da Juventude Socialista (UJS) e da Associação Cultural José Martí (ACJM) – Bahia, que teve acesso ao microfone após muitos protestos exigindo pluralidade em um evento inicialmente programado apenas para “jogar confete” na blogueira, e que também contou com a presença do senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Outros questionamentos também foram feitos, mas ficaram sem respostas.

    “Essa Yoani serve os interesses dos americanos que bloqueiam a Cuba há 61 anos e ela nunca defendeu Cuba. Os americanos têm cinco heróis cubanos presos e ela nunca abriu a boca pra poder exigir a liberdade. Ela é uma farsa a serviço do imperialismo e da direita internacional contra seu próprio país, por isso protestamos”, afirmou Antonio Barreto, presidente da associação cultural José Martín.




    Tanto no Recife como em Salvador, vários militantes também se manifestaram contra sua visita ao Brasil, defendendo a revolução cubana e mostrando fotografias de Fidel Castro e de Che Guevara, assim como cartazes nos quais chamavam Yoani de "mercenária" e "agente da CIA".

    Da Redação Vermelho, com informações da UJS

    Senadores vão fiscalizar transposição "IN LOCO"




    Senadores que compõem a Comissão Especial Externa que acompanha as obras de transposição do RioSão Francisco irão visitar os canteiros em março; decisão de fiscalizar os trabalhos in loco veio após audiência pública realizada nesta terça-feira (19), que contou com a participação de apenas seis das doze construtoras responsáveis pela execução dos serviços; fiscalização será feita em março

    AGÊNCIA BRASIL

    Brasília - Senadores que compõem a Comissão Especial Externa que acompanha as obras de transposição do Rio São Francisco irão visitar os canteiros em março. Após audiência pública hoje (19), na qual receberam representantes de algumas das empresas que executam as obras, os senadores decidiram ir fiscalizar in loco o Eixo Norte, no dia 8 de março, e o Eixo Leste, no dia 22 de março.
    A audiência com as empresas pouco acrescentou ao trabalho de fiscalização dos senadores. Das 12 companhias convidadas, apenas seis enviaram representantes. Em suas explanações, os representantes das empreiteiras disseram que estão mantidos os cronogramas já conhecidos. A conclusão das obras previstas para 2012 foi adiada para 2015.
    “Do pouco que foi dito dá para entender que as alegações do Ministério da Integração Nacional são as mesmas das empresas. Elas dizem que tiveram problemas em função da precariedade dos projetos básicos, dificuldades nas desapropriações [das áreas onde ocorrem as obras] e com as liberação das licenças”, disse o relator da comissão, senador Humberto Costa (PT-PE).
    Ainda segundo Costa, como não se tratava de convocação, as empresas não eram obrigadas a enviar representantes. No entanto, as que não compareceram receberão novos convites para outra reunião. Participaram da audiência representantes dos consórcios que reúnem as empresas S.A. Paulista Construção e Comércio; Carioca Engenharia; Serveng Engenharia; Construtora OAS; Coesa Engenharia e Construtora Barbosa Mello.

    PT diz que levou País à prosperidade em dez anos



     
    Para celebrar os 10 anos à frente do governo federal, o PT vai distribuir uma cartilha de 15 páginas na quarta-feira, 20, aos militantes que se reunirão em São Paulo com a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nela, o partido ressalta o que chama de 'crescimento sustentável' da última década, a mobilidade social e a distribuição de renda promovidas nos governos Lula-Dilma e que resultaram, segundo o PT, na 'sensível prosperidade econômica e social' dos brasileiros.

    Segundo o texto, no decênio que se iniciou em 2003, o Brasil 'mudou de rota'. 'A Frente Democrática e Popular, integrada pelo PT e um grupo de partidos aliados, constituiu uma nova maioria política em que a inclusão social de todos os brasileiros se tornou almejada e alavanca básica do desenvolvimentismo', diz a cartilha.(O Estado de S.Paulo)

    Onde ta a liberdade de expressão.

    'Eles queriam me linchar, eu conversar', diz Yoni em seu blog

    ''Eles queriam me linchar, eu conversar. Eles obedeciam a ordens, eu sou uma alma livre.''
    No segundo post da blogueira cubana Yoani Sánchez em seu blog tratando da conturbada visita que empreende ao Brasil, ela, ao contrário do primeiro, que publicamos no início deste noticiário, repudia as agressões que sofreu de manifestantes desde que desembarcou. Ontem mesmo, na Bahia, precisou ser escoltada para cumprir em paz seu roteiro naquele  Estado. Eis o que disse Yoani no seu segundo post no blog:
    ''Talvez vocês não saibam – porque não se conta tudo num blog – porém o primeiro ato de repúdio que vi na minha vida foi quando só tinha cinco anos. A agitação no casarão chamou a atenção das duas meninas que éramos minha irmã e eu. Assomamos a grade do corredor estreito para olhar para o piso de baixo. As pessoas gritavam e levantavam o punho em volta da porta de uma vizinha. Com tão pouca idade não tinha a menor idéia do que se passava. Mais ainda, quando agora relembro o acontecimento apenas tenho a recordação do frio do corrimão nos meus dedos e um curto instante dos que vociferavam. Anos depois pude ordenar aquele caleidoscópio de evocações infantis e soube que havia sido testemunha da violência desatada contra quem queria emigrar pelo porto de Mariel.
    Pois bem, desde aquilo tenho vivido então vários atos de repúdio de perto. Seja como vítima, observadora, ou jornalista… Nunca – vale à pena esclarecer – como participante. Recordo um especialmente violento que experimentei junto as Damas de Branco, onde as hordas da intolerância nos cuspiram, empurraram e até puxaram os cabelos. Porém o de ontem a noite foi inédito para mim. O piquete de extremistas que impediu a projeção do filme de Dado Galvão em Feira de Santana era algo mais do que uma soma de adeptos incondicionais do governo cubano. Todos tinham, por exemplo, o mesmo documento – impresso a cores – com uma fieira de mentiras sobre minha pessoa, tão maniqueístas como fáceis de rebater numa simples conversação. Repetiam um roteiro idêntico e guiado, sem ter a menor intenção de escutar a réplica que eu poderia lhes dar. Gritavam, interrompiam, num momento tornaram-se violentos e de vez em quando exibiam um coro de palavras de ordem dessas que já não são ditas em Cuba.
    Contudo, com a ajuda do Senador Eduardo Suplicy e a calma ante as adversidades que me caracteriza, conseguimos começar a falar. Resumo: só sabiam berrar e repetir as mesmas frases, como autômatos programados. Assim a reunião foi muito interessante. Eles tinham as veias do pescoço inchadas, eu esboçava um sorriso. Eles me faziam ataques pessoais, eu conduzia a discussão ao nível de Cuba que sempre será mais importante que esta humilde servidora. Eles queriam me linchar, eu conversar. Eles obedeciam a ordens, eu sou uma alma livre. No fim da noite sentia-me como depois de uma batalha contra os demônios do mesmo extremismo que atiçou os atos de repúdio daquele ano oitenta em Cuba. A diferença é que desta vez eu conhecia o mecanismo que fomenta estas atitudes, eu podia ver o longo braço que os move desde a Praça da Revolução em Havana.''
    Tradução e administração do blog em língua portuguesa por Humberto Sisley de Souza Neto
    magno martins

    Marcelo Silva leitor do blog jataúba news

    Carro da ADAGRO capota a 4 qeilometros de jataúba na PE 160.


    Na manha desta terça feira 19/02 por vota das 5:30 da manha o Sr Valdir José Pereira de Melo conhecido por Valdir de corujinha. Como de costume ia ao seu trabalho pela PE 160 era sempre o caminho que ele fazia suas viagens, por meio de um pneu estourado veio a capota veiculo este um FIAT UNO de cor branca, placas KKA 6879-PE. O Sr Valdir vinha com mais trés ocupante dentro do veiculo vinha com ele Joselito silva, Caju, e Ilzanir todos os ocupantes do veiculo vinham sem cintos de segurança. Para o Sr Valdir foi um milagre de nada mais grave não ter acontecido. por meio um leitor deste blog informou que ao chega no local do acidente todos os ocupantes ja se encontravam fora do veiculo e que o caso mais grave foi com caju que mais tarde saberia que ele tinha quebrado a carvicula entre todos os ferido nada de mais grave aconteceu. 
                                                              VEJA AS FOTOS ABAIXO 








    Blog Jataúba News