Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Planalto é alvo de protestos


Da Agência Estado
Representantes de centrais sindicais e os deputados federais Paulinho da Força e Ademir Camilo (PSD-MG) tentaram entrar no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira (4) provocando tumulto e obrigando a mobilização da equipe de segurança do Planalto e de soldados do Exército para impedir a invasão do local.
As portas de vidro do Palácio foram fechadas e apenas os dois deputados entraram no prédio. Os deputados negociavam com assessores do ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, a entrada também de trabalhadores. Eles queriam conversar com Gilberto Carvalho.
O ministro, porém, estava reunido com agricultores do Nordeste que estão desde cedo fazendo um protesto que interditou a via em frente ao Planalto por quatro horas e meia. Esses trabalhadores rurais reivindicam renegociação de dívidas com o governo federal.
Vendo a movimentação dos trabalhadores das centrais sindicais à tarde, os agricultores se revoltaram e tentaram novamente entrar no Palácio, mas foram impedidos pela Polícia Militar e pela segurança do Planalto. Eles estavam negociando com a segurança para mais agricultores entrarem no Palácio para conversar com o Gilberto Carvalho, apesar de já ter um grupo representante deles com ministro.
Além dos trabalhadores das centrais e dos agricultores endividados, um outro grupo também tentava entrar no estacionamento do Planalto. São índios de Mato Grosso querendo demarcação de terra. Uma das placas que os indígenas exibem diz: "Desnutrição se acaba com demarcação de terra".

A seca que nos castiga


Barragem de Santana I está seca e Santana II está com apenas 55% de sua capacidade


Atualmente a metade da cidade do Brejo da Madre de Deus está sendo abastecida por carro pipa, em alguns bairros não chega água pela torneira faz muito tempo, e com essa seca que insiste em continuar, se não chover nesses dois meses, toda cidade será abastecida por caminhões.

As informações são do gerente da Compesa em Brejo da Madre de Deus, José Hozano, que já pensa em começar a racionar água nos próximos 15 dias.

“A situação não é boa, a barragem de Santana I já secou e Santana II está com aproximadamente 55% de sua capacidade, se não chover até o fim de Janeiro, teremos um colapso no abastecimento de água em Brejo da Madre de Deus, e a cidade toda terá que ser abastecida por carro pipa. Atualmente metade da cidade já é abastecida por caminhões”, disse Hozano.

Por falar em caminhão pipa, há poucos dias o movimento era intenso em Santana II, segundo Hozano, por dia estava saindo de 80 a 100 caminhões pipas, agora a retirada de água da barragem está proibida, e os pipeiros estão buscando água em Serra dos Ventos, distrito de Belo Jardim.

“Da maneira que estava não tinha condições de continuar, os pipas estavam puxando muita água de Santana II, de 80 a 100 caminhões por dia, que eram destinados para consumo e outras tantas finalidades. Conseguimos criar uma comissão, e juntamente com o IPA, Exercito, Secretaria de Agricultura e Ministério Público, adquirimos autorização para os pipas pegarem água na Barragem de Serra dos Ventos, que estava sendo utilizada apenas por banhistas”, contou.

A esperança agora é que chova o mais breve possível para que os níveis de nossas barragens voltem ao normal, mas isso não quer dizer que o problema no abastecimento d’água em Brejo será resolvido. O gerente da Compesa ainda contou que as barragens não são suficientes.

“A cidade cresceu muito e as barragens de Santana I e Santana II não são barragens que possa nos dá certa tranqüilidade. O ideal seria a construção de uma nova barragem que possa nos abastecer por um período bem maior. No sítio Genipapo existe um local que é considerado ideal, dá para fazer uma barragem com aproximadamente 10 milhões de m³ de água. Essa é a barragem que o Brejo precisa, com uma barragem dessa, poderíamos suportar tranquilamente uns três anos sem chover”, falou José Hozano.

A capacidade total da barragem Santana I é de 250 mil m³ e Santana II 600 mil m³.  

Logo abaixo, fotos da barragem de Santana II com 55% de sua capacidade.



Do Estação Notícias

Por causa de um buraco, viatura da PM capota na BR-232



Uma viatura da Polícia Militar do grupamento da CIOSAC capotou no quilômetro 152 da BR-232. O acidente aconteceu por volta das 7h30 desta segunda-feira após a cidade de São Caetado, sentido Belo Jardim. O motorista tentou desviar de um buraco na pista, perdeu o controle e capotou na via. Dois policiais ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Regional do Agreste, em Caruaru.

Pernambuco registra aumento de 66% nos casos notificados de dengue


Secretaria de Saúde contabilizou 61.235 notificações da doença em 2012.

No mesmo período do ano passado, foram anotados 36.845 casos.

Pernambuco registrou, de janeiro até o último dia 24 de novembro, aumento de 66,2 % nos casos notificados de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2012, a Secretaria Estadual de Saúde contabilizou 61.235 notificações da doença contra 36.845 anotadas no mesmo intervalo de 2011. O balanço do governo do Estado foi divulgado nesta segunda-feira (3).

De acordo com a diretora-geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria Estadual de Saúde, Roselene Hans, a maior parte dos casos foi notificada no primeiro quadrimestre de 2012. "No início do ano, tivemos momentos recorrentes de intercalação de sol e chuva e passamos a registramos, pela primeira vez, o tipo 4 da doença no Grande Recife, na Mata Sul e Mata Norte do Estado, o que contribuiu para esse crescimento", explicou.

Ainda segundo o governo do Estado, os dez municípios com maior percentual de notificação são: Recife (22,98%), Jaboatão dos Guararapes (8,12%), Cabo de São Agostinho (4,90%), Caruaru (4,71%), Olinda (4,61%), Afogados da Ingazeira (4,19%), Paulista (3,03%), Abreu e Lima (2,52%), Ipojuca (2,23%) e Goiana (1,68%).

A diretora-geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde informou que outras cidades do Estado estão sendo monitoradas para evitar um surto da doença. Entre os municípios sob vigilância estão Glória do Goitá, Feira Nova, João Alfredo, Surubim, São Bento do Una, Taquaritinga do Norte, Jatobá, Pedra, Sertânia, Venturosa, Exu, Ipubi, Brejinho, Aliança, Camutanga, Condado, Itaquitinga, Macaparana, Itapetim, Santa Terezinha, São José do Egito, Betânia e Santa Cruz da Baixa Verde.

"Estamos com equipes nesses municípios, desde a semana passada, montando uma estratégia de mobilização. Vamos fazer uma ação de campo para corrigir falhas que possam prejudicar o combate aos focos do mosquito", ressaltou Roselene Hans.

Estiagem

Ela acrescentou que ainda não é possível dizer se há relação entre o aumento de casos e a estiagem que castiga as cidades do interior. "Pode ser que o acúmulo de água dos caminhões-pipa tenha contribuído para a incidência da dengue, mas ainda estamos investigando essa possibilidade, já que a água guardada também é consumida rapidamente pela população", argumentou a diretora da Secretaria de Saúde.

Neste ano também foram contabilizados 296 casos de dengue grave (com complicação ou hemorrágica), sendo 206 deles confirmados. Em 2011, foram 660 casos de dengue grave confirmados.

A Secretaria Estadual de Saúde também considerou 75 óbitos decorrentes da doença suspeitos. Apenas 21 foram confirmados. No mesmo período de 2011, foram notificados 100 óbitos suspeitos, sendo 56 confirmados.

Quem quiser denunciar focos do mosquito da dengue ou tirar dúvidas sobre a doença deve ligar para o telefone da Ouvidoria de Saúde (0800-286-2828), que atende no horário comercial.

Do G1 PE

Coluna da terça-feira

         Grito de Coelho
Conhecedor profundo das políticas públicas para o semiárido, o ex-deputado Osvaldo Coelho (DEM) meteu o dedo na ferida. Aproveitando que o debate da mais longa seca dos últimos 50 anos entrou definitivamente na mídia nacional, mandou carta ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, na tentativa de dobrar o seu coração financeiro.
Disse que Dilma só tem olhado para as regiões ricas e que, quando se quer, não falta dinheiro, como não tem faltado dinheiro para a Copa do Mundo, as Olimpíadas, trem bala e até conceder empréstimo ao FMI.
“O Governo só não tem dinheiro para irrigação no Nordeste”, advertiu, acrescentando: “A fruticultura irrigada no semiárido gera um emprego direto e mais dois indiretos por hectare. Não é por outra razão que os dois países mais populosos do mundo, a China e o Japão, utilizam-na maciçamente pela sua capacidade de criar empregos”.
Coelho disse, ainda, que Dilma precisa dar um tratamento diferenciado ao Nordeste. “Temos a maior taxa de analfabetismo do País, o PIB per capta do semiárido correspondente a metade do nordestino e a 25% do nacional. Temos apenas três de um total de 63 universidades federais”, alertou.
Segundo o ex-deputado, o semiárido tem um potencial de irrigação da ordem de 1,3 milhão de hectares, que se viesse a ser devidamente explorado poderia de fato transformar a região numa nova Califórnia.
DRAMA DO CRÉDITO – Osvaldo Coelho abordou também outra questão crucial para o desenvolvimento do semiárido: o crédito. “As normas de crédito precisam se ajustar às peculiaridades da região quanto a taxas de juros, prazos de pagamentos e exigências de garantia real. A manutenção das condições vigentes somente leva o sertanejo à inadimplência, e, consequentemente, à impossibilidade de tomar novos financiamentos”, desabafou.
Revolução no Sertão - Por fim, Osvaldo lembrou ao ministro que a irrigação nos desertos da Califórnia fez daquele Estado o mais próspero da União americana, transformando também a região desértica do Noroeste do México e a Espanha. “O Nordeste brasileiro poderia sofrer também uma revolução”, advertiu.
Bom cobrador, mau pagador - Diz a sabedoria popular que todo mau pagador é um bom cobrador. Nada mais se aplica com tanta fidelidade ao pé da letra com o que vem ocorrendo na gestão do prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB). Sufoca com cobrança os inadimplentes das caríssimas taxas do IPTU, mas se revela caloteiro na hora de liquidar as faturas dos fornecedores em geral, com meses de atraso.
Que crise? - O tucano que despacha na Prefeitura de Jaboatão deu uma vassourada em 700 servidores e cortou 10% dos salários dos comissionados referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro, alegando uma suposta crise. Mas, que crise é esta que acaba de contratar Capital Inicial, uma das bandas mais famosas e também mais caras do pop-rock do País?
O salto de Arcoverde - Na gestão do prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), que conclui oito anos de mandato, Arcoverde passou do 16º para o 12º lugar no ranking Firjan de Desenvolvimento Municipal. O avanço nas áreas de saúde, emprego e renda foi menor apenas do que os de cidades como Recife, Ipojuca, Bezerros, Caruaru e Petrolina. Certamente, Arcoverde não é como caranguejo, que anda para trás.



CURTAS
SELO UNICEF– Além de ter emplacado o sucessor, o atual vice-prefeito Luciano Duque (PT), o prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (sem partido), também encerra o mandato de oito anos em alto astral, recebendo o Selo da UNICEF pelo trabalho em favor da redução da mortalidade infantil.
NOVA EQUIPE– Na estreia do Frente a Frente, ontem, na Caruaru FM, o principal entrevistado ao vivo foi o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT). Que, aliás, está acelerando as negociações com os partidos da sua base para montagem do seu novo secretariado, que será 90% renovado.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando as obras da Transposição serão de fato retomadas a todo vapor?
'A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento'. (Provérbios 4:7)

magno martins 

STJ decide pela não transmissão de dívidas entre gestões


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as dívidas deixadas pelas concessionárias de serviço público em gestão anterior não serão assumidas pelas atuais. Segundo Lauro Jardim, isso vale para todas as concessionárias do Brasil. Atualmente, correm no Judiciário cerca de mil processos desta natureza.
O julgamento foi feito a partir uma ação proposta pela Supervia, concessionária de trens urbanos do Rio de Janeiro que hoje pertencente à Odebrecht. A Supervia questionava uma dívida de cerca de 1 bilhão de reais deixada pela extinta estatal Flumitrens.

Prefeita eleita de Floresta tem diplomação suspensa


Em Floresta (Sertão de Itaparica, distante 439 km do Recife), o juiz Rildo Vieira Silva resolveu suspender a diplomação da prefeita eleita Rosângela Maniçoba, mais conhecida por Rorró (PSB). A decisão, que foi assinada  antes do magistrado sair de férias, é referente à rejeição das contas apresentadas por Rosângela.
De acordo com o advogado de Rorró, Marcos Lira, já existe uma ação contra o juiz, visto que ele havia dado outras decisões contra Maniçoba. 'Em 5 de outubro ele cassou o registro de candidatura da prefeita sem ouvir testemunhas, sem ouvir o secretário, judicializando um processo eleitoral. No sábado (6 de outubro), ao meio dia, o desembargador cassou, liminarmente, por conta de uma ação cautelar que a gente havia dado entrada, suspendendo a decisão dele”, explicou Marcos Lira.
Em relação à acusação do juiz, o advogado informou que o próprio Ministério Público de Pernambuco (MPPE) já havia dado um parecer favorável. “A gente já esperava que ele (o juiz Rildo Vieira) fosse fazer isso. E dessa vez, ele fez a mesma coisa de antes das eleições. Ele saiu de férias na sexta, e antes de sair foi lá e deu a decisão, suspendendo a diplomação, rejeitando as contas, além de outras decisões que já tomou contra ela”, completou.

Até amanhã, segundo o advogado, a socialista deve entrar com uma ação cautelar contra o juiz com o objetivo de que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspenda a decisão, buscando garantir sua diplomação.

magno martins 

Dilma reconhece falhas em programas para deficientes


Ao detalhar números e programas do Governo Federal para pessoas com deficiência, a presidente Dilma Rousseff (PT) defendeu, na manhã de hoje (4), que metas não são para serem cumpridas, mas superadas. "Meta atingida não é meta boa", disse a presidente durante discurso na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.

A cerimônia foi marcada por protestos pela educação inclusiva, tietagem e até gafe por parte da presidente. Ao usar a expressão politicamente incorreta "portador de deficiência", Dilma arrancou reclamações da plateia. Logo após o deslize, a petista trocou a palavra "portador" por "pessoa" e disse: "Portador não é muito humano, pessoa é, né?".

Segundo a Folha, Dilma lembrou ainda que o Governo Federal tem ações para pessoas com deficiência que somadas ultrapassam os R$ 7 bilhões, como aquisição de veículos escolares, reforma de escolas e construção de casas adaptadas. "Sabemos que as pessoas são diferentes umas das outras, mas as oportunidades têm que ser as mesmas", discursou, emendando que "um País que não dá oportunidades iguais às pessoas com deficiência não é um País nem civilizado nem desenvolvido".


magno martins 

Governador entrega 130 casas em Bom Conselho


O governador Eduardo Campos (PSB) e a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luíza Barros, visitam neste momento o município de Bom Conselho (Agreste Meridional, a 285 km do Recife), onde entregam 130 casas à comunidade quilombola de Angicos. Prefeitos das cidades vizinhas foram convidados para prestigiar o ato.

As moradias foram construídas por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, que na oportunidade comemora a marca de um milhão de residências entregues. Solenidades semelhantes a que ocorreu em Bom Conselho serão realizadas em municípios do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Brasília e Rio de Janeiro.
Na visita ao município de Bom Conselho acompanham Eduardo Campos o vice-governador do Estado, João Lyra, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, o secretário nacional de Transporte e Mobilidade, Júlio Eduardo dos Santos, além da prefeita Judith Alapenha (PDT).

José Augusto coloca 600 mil em emendas para a Paraíba





José Augusto destinou 600 mil para a Paraíba

O deputado federal José Augusto (PTB) destinou 600 mil reais de suas emendas para o estado da Paraíba através da emenda número 27220009. O valor será destinado à promoção de investimentos em infraestrutura econômica no estado da Paraíba e foi conseguido junto ao Ministério da Integração Nacional.


O valor destinado ao estado vizinho foi motivo de surpresa para quem acompanha de perto as emendas parlamentares santa-cruzenses.


Maia também destinou R$ 1 milhão ao município do Recife para a construção de uma “Upinha” alegando a necessidade de melhorar a assistência prestada a população da Capital. A emenda é a número 27220014.


Já a Capital da Sulanca foi beneficiada com as emendas de números 27220010 e 27220011, a primeira no valor de R$ 200 mil destinados ao apoio do CRAS e a segunda no valor de R$ 100 mil em apoio ao CREAS. Os valores destinados diretamente ao município ficaram bem distantes do que a cidade necessita.


Confira as demais emendas do deputado federal José Augusto Maia:


Emenda 27220001 – R$ 100 mil – Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde (Recife)
Emenda 27220002 – R$ 100 mil – Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde (Bezerros)
Emenda 27220003 – R$ 100 mil – Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde (Recife)
Emenda 27220004 – R$ 100 mil - Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde (Recife)
Emenda 27220005 – R$ 300 mil - Promoção de Investimentos em Infraestrutura Econômica – (M. da Integração Nacional)
Emenda 27220006 – R$ 1.500.000,00 - Promoção de Investimentos em Infraestrutura Econômica (M. da Integração Nacional)
Emenda 27220007 – R$ 900.000,00 - Promoção de Investimentos em Infraestrutura Econômica (M. da Integração Nacional)
Emenda 27220008 – R$ 1.700.000,00 - Promoção de Investimentos em Infraestrutura Econômica – (M. da Integração Nacional)
Emenda – 27220009 – R$ 600.000,00 - Promoção de Investimentos em Infraestrutura Econômica no estado da Paraíba – (M. da Integração Nacional)
Emenda 27220012 – R$ 1.000.000,00 - Sistema Integrado de Prevenção da Violência e Criminalidade em Pernambuco
Emenda 27220013 – R$ 100 mil - Construção do Edifício-Sede da Procuradoria Regional do Trabalho em Recife
Emenda 27220014 – R$ 1.000.000,00 - Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde em Recife
Emenda 27220015 – R$ 100 mil - Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde em recife
Emenda 27220016 – R$ 2,4 milhões - Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde no estado
Emenda 27220017 – R$ 100 mil - Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística em Recife
Emenda 27220018 – R$ 100 mil - Reforma e Ampliação do Anexo II do TRE - PE - Recife
Emenda 27220019 – R$ 4 milhões - Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística no estado
Emenda 27220020 – R$ 500 mil - Promoção e Marketing do Turismo no Mercado Nacional
Emenda 27220010 – R$ 200 mil - Apoio CRAS em Santa Cruz
Emenda 27220011 – R$ 100.000,00 - Apoio ao CREAS

Bombeiro Civil morre afogado durante treinamento em Caruaru

Segundo CB Iggor tentava nadar de um lado para outro do reservatório e acabou se afogando
Foto: Divulgação Facebook

Um bombeiro civil de 21 anos e aluno do S.O.S Cursos de Formação Profissional com sede em Caruaru, Agreste de Pernambuco, morreu vítima de afogamento na manhã do sábado, (1º) de dezembro, em um açude na comunidade de Serra dos Cavalos, zona rural do município.

Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, que fez o resgate do corpo da vítima, Iggor Gouveia Gomes participava com outros bombeiros civis de um treinamento e, em uma das atividades na tentativa de nadar de um lado para outro do reservatório acabou se afogando.
O corpo do profissional foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru e, segundo informação publicada na página do S.O.S Cursos em uma rede social na internet, ele será velado às 14h deste domingo (2) no Cemitério Dom Bosco, em Caruaru.

Fonte: http://ne10.uol.com.br/canal/interior/agreste/noticia/2012/12/03/bombeiro-civil-morre-afogado-durante-treinamento-em-caruaru-384594.php

Domingo 9 terá o 1° enduro no sitio mineiro de jataúba


Será domingo dia 09 de Dezembro o primeiro ENDUROCROSS na nova pista construída no sítio mineiro que fica a 10km da cidade. A organização do evento está cuidando de todos os detalhes para proporcionar comodidade e segurança para o público e pilotos que irão fazer o evento acontecer. Os treinos serão liberados no sábado para que as equipes possam ajustaras motos dos seus respectivos pilotos. A premiação de R$ 6.000,00 está bem distribuída para as categorias nacionais. Caso os pilotos das categorias mirim e motos importadas cheguem e queiram participar, serão criadas as categorias após combinar com os pilotos. Para qualquer contato, ligue (81) 9274-3484. O evento promete ser um dos mais disputados devido ao alto índice de competitividade alcançado pelos principais pilotos neste momento do ano; Até lá para sentirmos juntos fortes emoções.

Por Geraldo Silva

Ceia de Natal está 18,6% mais cara


O câmbio do Dólar e a seca que afetou o clima em todo o País este ano vão interferir no preço dos itens da ceia natalina. De acordo com um recorte feito na lista de alimentos pesquisada para compor o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), a cesta de complementos de mesa para o Natal (como arroz, cebola, abacaxi, uvas, azeite e bacalhau) subiu em média 18,6%, entre novembro de 2011 e novembro de 2012. O percentual supera a inflação média do período, acumulada em 5,77%. A pesquisa foi feita entre sete capitais, inclusive o Recife e Salvador, sem discrepâncias significativas entre elas.
De acordo com o economista do Ibre, André Braz, os alimentos in natura tiveram reflexos diretos das questões climáticas, enquanto itens importados como azeite (que teve alta de 3,48% no período) e vinho (1,61%) sofreram variações mais leves do que a do câmbio. Estes produtos subiram menos que a inflação. No entanto, o mamão papaya está quase 67% mais caro. Altas consideráveis também no preço da batata inglesa (51,82%), da cebola (48,37%) e do arroz (33,49%). Outros produtos também subiram acima da inflação, como a azeitona em conserva (11,79%), o frango (10,45%), os pães e biscoitos (8,55%) e o bacalhau (5,96%). Apenas o pernil suíno teve redução, mas baixa, de 1,26%.
Braz aconselha aos consumidores a fazerem consulta de preço, já que as diferenças entre itens pode chegar a 50%. “Alimentos in natura – frutas, legumes e hortaliças – não têm marca, a pesquisa fica mais difícil. Mas, em outros itens, como vinhos, azeites e panetones, o ideal é substituir as marcas mais conhecidas, que geralmente são mais caras, por outras mais baratas”.